Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Nota da direção
Data: 31/10/2012
Esclarecimento
Esclarecimento
Como informado no programa de novembro da Cinemateca, a distribuição do jornal impresso com a programação mensal teve que ser suspensa devido às consequências administrativas do Despacho do Senhor Ministro de Estado e das Finanças, de 12 de setembro passado. Este e outros factos recentes causados pela obrigação de cumprimento do mesmo Despacho – entre os quais a anulação da legendagem eletrónica de algumas sessões já durante o mês de outubro – justificam que a Direção esclareça publicamente a questão de forma um pouco mais detalhada.

 

Assim, comunica-se:
 
1. Embora a Cinemateca enfrente também um gravíssimo problema de financiamento – provocado pelo corte das verbas de investimento somado à grande quebra da receita proveniente da taxa de publicidade nas televisões, nossa principal fonte de financiamento – as alterações acima referidas não têm diretamente a ver com esse problema mas sim com outro, de ordem administrativa. Na verdade, e como não pode deixar de acontecer, toda a atividade pública que, apesar das restrições, continuamos a anunciar, é uma atividade que não só está de acordo com o planeamento feito como está coberta por prévia cabimentação orçamental. O problema destas alterações não é portanto financeiro, tendo a ver, sim, com o facto de ter passado a ser necessária prévia autorização superior para vários tipos de despesa, mesmo quando cabimentada. Concretamente, por decorrência do Despacho acima referido, a aquisição de serviços externos indispensáveis à prossecução de algumas atividades, como sejam a impressão tipográfica do jornal mensal ou o serviço de localização de legendas (quando não integrado no trabalho de tradução das mesmas e portanto não solicitável dentro da relação contratual de tradução) uma vez que cabem nessa tipologia, carecem de autorização prévia superior.
2. Em conformidade com o referido Despacho, a Cinemateca tem enviado regularmente para Despacho superior os pedidos de autorização respetivos. Porém, à data presente, não foram obtidas autorizações em prazo que nos habilite a confirmar esses serviços. Os serviços alterados, cancelados ou suspensos são aqueles para os quais não foi  possível obter as referidas autorizações em prazo suficiente, e apenas esses.

 

3. Nesta, como noutras matérias que incidem sobre o quadro administrativo e financeiro do nosso funcionamento, a Cinemateca está naturalmente em diálogo com as suas Tutelas, Gabinete do Secretário de Estado da Cultura e Ministério das Finanças, no sentido de poder resolver os bloqueios em causa.

 

 

  1.  

    Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, em 31 de outubro de 2012
     
    A Direção

     

  2.  

     

Esclarecimento