Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Exibição
Data: 10/01/2024
Imagens em Movimento – Cinema Português em Diálogo: a Cinemateca com o Cineclube de Pombal
Imagens em Movimento – Cinema Português em Diálogo: a Cinemateca com o Cineclube de Pombal
Entre 10 de janeiro e 21 de fevereiro, a Cinemateca Portuguesa irá marcar presença no distrito de Leiria, numa colaboração com o Cineclube de Pombal, realizada no âmbito do projeto de descentralização Imagens em Movimento – Cinema Português em Diálogo.

O Cineclube e a Cinemateca irão apresentar um ciclo composto por 4 sessões que explorarão a produção cinematográfica dos anos 1960 e 1970 em Portugal, evocando alguns dos títulos incontornáveis do Cinema Novo.

A sessão de abertura deste programa terá lugar no dia 10 de janeiro, com a curta-metragem A Invenção do Amor, realizada em 1965 por António Campos e inspirada no poema homónimo de Daniel Filipe, e a primeira longa-metragem do cineasta Paulo Rocha, Os Verdes Anos. Um filme que, ao estrear em 1963, marca o início efetivo de uma nova corrente de prática cinematográfica no país.

No dia 24 de janeiro, será apresentado O Cerco (1970), a primeira longa-metragem do cineasta e produtor António da Cunha Telles, um dos nomes mais importantes da história do cinema português. Estreado na Semana da Crítica do Festival de Cannes, O Cerco retrata uma época complexa da sociedade portuguesa, procurando representar o desejo de liberdade que se sentia e a mudança que se começava a perceber. Será precedido pela projeção da curta-metragem Os Transportes, também realizada por António da Cunha Telles.
 
A 7 de fevereiro, serão apresentados os filmes … E era o Mar (1966) de José Fonseca e Costa e O Mal-Amado (1973) de Fernando Matos Silva. A 21 de fevereiro poderão ser vistos Tráfego e Estiva (1968) de Manuel Guimarães e Trás-os-Montes (1976) de António Reis e Margarida Cordeiro.

Neste último dia terá também lugar um encontro entre a Cinemateca, o Cineclube de Pombal e agentes culturais locais, para uma reflexão conjunta sobre as estratégias e os desafios de programar no território.
Todas as sessões deste ciclo são de entrada livre e decorrerão sempre às 21h30, no Teatro-Cine de Pombal, espaço integrante da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.

O ciclo conta também com o apoio do projeto FILMar, desenvolvido pela Cinemateca Portuguesa no âmbito do Mecanismo Financeiro Europeu EEAGrants 2020-2024.