Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: CINEMATECA
Data: 11/03/2024
Imagens em Movimento - Cinema Português em Diálogo em Aveiro
Imagens em Movimento - Cinema Português em Diálogo em Aveiro

A Cinemateca Portuguesa colabora com a associação Plano Obrigatório num ciclo a decorrer ao longo deste ano, unindo a programação da Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura com o projeto Imagens em Movimento – Cinema Português em Diálogo.
 

Acompanhando as temáticas desenvolvidas em cada trimestre da Aveiro 2024, serão programadas quatro sessões onde se apresentarão novas curtas-metragens produzidas com o apoio da Capital Portuguesa da Cultura, em articulação com filmes da história do cinema português recentemente digitalizados pela Cinemateca Portuguesa.
 

A primeira sessão acontece no dia 12 de março e aborda a relação da Cultura com a Identidade. Estreia o filme “Noites de Cinema”, realizado por Luís Diogo para Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura, sendo seguido pela projeção das novas cópias digitais dos filmes “Tremonha de Cristal” (1993) do pioneiro do cinema documental português nascido em Leiria, António Campos, e “Gente Trigueira” (1968), realizado pelo cineasta amador, pintor, ceramista, escritor e professor aveirense Vasco Branco.

A 18 de junho tem lugar a segunda sessão do ciclo, sob o tema Cultura e Democracia. Serão exibidas em novas cópias digitais três curtas-metragens filmadas no período que se seguiu à Revolução de 25 de Abril de 1974: “Ano 1º - 1º de Maio”, realizado pela Unidade de Produção Cinematográfica em 1975, “Cravos de Abril” (1976) de Ricardo Costa e “Paredes Pintadas da Revolução Portuguesa (1976) de António Campos.


As sessões terão lugar às 21h30, no Teatro Aveirense, uma estrutura integrante da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.
 

O projeto Imagens em Movimento – Cinema Português em Diálogo, organizado pela Cinemateca Portuguesa, pretende apoiar iniciativas locais de programação, promovendo a circulação da coleção recentemente digitalizada numa ação de divulgação do património cinematográfico português.