Depois do cinema de artes marciais wuxia, a Cinemateca volta a mergulhar na cinematografia taiwanesa para mostrar o trabalho da geração que ficou conhecida como o Cinema Novo de Taiwan, de onde saíram nomes consagrados como Hou-Hsiao Hsien ou Edward Yang.
Uma viagem no tempo até aos anos 1980 quando um conjunto de realizadores renovou as formas cinematográficas tradicionais daquele território, baseadas em géneros mais populares, trocando as aventuras de heróis de capa e espada por histórias de pessoas comuns num estilo mais realista e menos fantasista.
Compreendendo um período de cinco anos (de 1982 a 1987), o Ciclo Revisitar o Cinema Novo de Taiwan traz à Cinemateca um conjunto de nove filmes, todos inéditos nas nossas salas, apresentados em versões digitais restauradas pelo Taiwan Film and Audiovisual Institute.
A retrospetiva arranca no próximo dia 5 de junho às 19h, com GUANG YIN DE GU SHI (“No Nosso Tempo”), filme coletivo que contou com a participação de Edward Yang na realização de um dos segmentos e é um dos filmes mais emblemáticos desta geração, sendo considerado o pontapé de saída oficial do Cinema Novo de Taiwan.
Nos dias seguintes, a Cinemateca recebe Lee You-Ning, um dos autores que ajudou a colocar Taiwan no radar da cinefilia internacional, para apresentar o seu filme FU ZI GUAN XI (“Nós os Dois”).
Consulte
aqui o programa completo.