A Cinemateca Francesa vai apresentar na 12ª edição do Festival da Cinemateca Francesa (antigo Festival Toute la mémoire du monde) os três primeiros filmes de Pedro Costa em cópias restauradas recentemente. Pedro Costa é um dos homenageados da edição deste ano do evento, que decorre entre os dias 5 e 9 de março em Paris, e estará presente na Cinemateca Francesa para apresentar as suas primeiras longas-metragens: O SANGUE (1989), CASA DE LAVA (1994) e OSSOS (1997).
O trio de filmes do cineasta português será projetado em novas cópias digitalizadas a partir de materiais conservados pela Cinemateca Portuguesa nos dias 7, 8 e 9 de março. CASA DE LAVA e OSSOS foram alvo de um trabalho de restauro digital, coordenado pela Cinemateca e acompanhado pelo realizador. O SANGUE foi restaurado por Pedro Costa com a Clarão Companhia.
Nascido no contexto da transição do cinema para a era digital, o Festival da Cinemateca Francesa propõe um momento de reflexão, de troca e de partilha que incide sobre as grandes questões técnicas e éticas que preocupam as cinematecas, os arquivos e os laboratórios, assim como a oportunidade de (re)ver obras-primas e obras menos conhecidas (curiosidades, raridades e outros descobertas) do património cinematográfico mundial.
Mais informações sobre a 12º edição do Festival da Cinemateca Francesa
aqui.