Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação
Data: 09/06/2023
Histórias do Cinema – P. Adams Sitney: Sexo e Espiritualidade na História do Cinema
Histórias do Cinema – P. Adams Sitney: Sexo e Espiritualidade na História do Cinema
Em julho regressa a rubrica Histórias do Cinema com P. Adams Sitney, que nos apresentará um conjunto de cinco programas/sessões-conferência organizados segundo uma proposta temática que reuniu sob o título “Sexo e Espiritualidade na História do Cinema”.
 
P. Adams Sitney, proeminente historiador de cinema, que tem dedicado grande parte da sua obra ao cinema de vanguarda e ao cinema moderno, escreveu a propósito deste programa: “As cinco sessões concentrar-se-ão nos modos como alguns dos maiores filmes do século XX produziram os seus efeitos e simultaneamente celebraram o que os seus criadores acreditavam ser a essência do cinema. Uma combinação eclética de estratégias interpretativas retóricas e psicanalíticas explorará a história do cinema de vanguarda e as narrativas modernistas.”
 
Cofundador (com Jonas Mekas, Peter Kubelka e Jerome Hill) dos Anthology Film Archives, “museu dedicado à arte do cinema guiado por uma sensibilidade de vanguarda”, ao longo dos anos P. Adams Sitney tem escrito extensamente sobre as vanguardas e o chamado cinema experimental, mas também sobre cinema moderno europeu e a sua “poesia”, sendo autor de obras célebres como Visionary Film: The American Avant Garde, cuja primeira edição data de 1974, Modernist Montage (1992); Vital Crises in Italian Cinema (1995);  Eyes Upside Down: Visionary Filmmakers and the Heritage of Emerson (2008) e The Cinema of Poetry (2014). No seu regresso à Cinemateca – depois de em 2018 ter apresentado duas conferências sobre Stan Brakhage –, P. Adams Sitney revelar-nos-á a vastidão do pensamento que tem desenvolvido enquanto historiador, crítico, professor e investigador, que ultrapassa em muito a sua íntima relação com o cinema de vanguarda norte-americano.
 
Entre os filmes a apresentar estão obras de Maya Deren, Stan Brakhage, Man Ray, Hollis Frampton, Kenneth Anger, ORDET, de Carl Th. Dreyer, e ZERKALO/O ESPELHO, de Andrei Tarkovski.
 
Programa completo
 
Sessão 1 [3 de julho]

ANÉMIC CINÉMA, Marcel Duchamp
L'ÉTOILE DE MER, Man Ray
MÉNILMONTANT, Dimitri Kirsanoff
SINCERITY (REEL ONE), Stan Brakhage
GLORIA!, Hollis Frampton
 
Sessão 2 [4 de julho]

ORDET / A PALAVRA, Carl Th. Dreyer
 
Sessão 3 [5 de julho]

MESHES OF THE AFTERNOON, Maya Deren
AT LAND, Maya Deren
RITUAL IN TRANSFIGURED TIME, Maya Deren
EAUX D'ARTIFICE, Kenneth Anger
ARABESQUE FOR KENNETH ANGER, Marie Menken
BELLS OF ATLANTIS, Ian Hugo
MELODIC INVERSION, Ian Hugo
BLUE MOSES Stan Brakhage
THE DEAD Stan Brakhage
 
Sessão 4 [6 de julho]

ZORNS LEMMA Hollis Frampton
THE RIDDLE OF LUMEN, Stan Brakhage
NOSTALGIA (HAPAX LEGOMEMENA I: NOSTALGIA), Hollis Frampton
 
Sessão 5 [7 de julho]

ZERKALO/ O ESPELHO, Andrei Tarkovski