Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação
Data: 08/09/2011
Histórias do Cinema - Chaplin por Bernard Eisenschitz em Setembro, Murnau por Luciano Berriatúa em Outubro
Histórias do Cinema - Chaplin por Bernard Eisenschitz em Setembro, Murnau por Luciano Berriatúa em Outubro

“Histórias do Cinema”, a nova rubrica regular de programação, tem início este mês de Setembro com um programa “Chaplin realizador” a apresentar por Bernard Eisenschitz, em cinco sessões entre 19 e 23, e prossegue em Outubro, entre 10 e 14, com um programa Murnau por Luciano Berriatúa, dando a ver, nos dois casos, um conjunto de filmes maiores da História do cinema.

Conforme é detalhadamente apresentada no texto de apresentação de Setembro, a rubrica “Histórias do Cinema” é concebida como um binómio, um autor ou um tema histórico, abordados por um investigador em cinema que sobre eles propõem a sua leitura. Bernard Eisenschitz, historiador, programador, restaurador de filmes, autor com obra publicada, realizador e actor ocasional, discorrerá sobre “Chaplin realizador” a partir de um programa composto por três curtas da primeira fase de Chaplin – “Kid Auto Races at Venice”, “The New Janitor”, “The Immigrant” –, “City Lights”, “Monsieur Verdoux” e “A King in New York”.

Luciano Berriatúa, historiador, restaurador de filmes, autor, membro da Associação Espanhola de Historiadores de Cinema, é internacionalmente reputado como especialista na obra de Friedrich Wilhelm Murnau, e é a esse título que vem à Cinemateca em Outubro para apresentar “Nosferatu”, “O Último dos Homens”, “Fausto”, “Sunrise” e “Tabu”.

As sessões desta rubrica realizam-se na sala Luís de Pina, às 18h00, e propõem um sistema de venda de bilhetes especial, dando prioridade aos espectadores que desejem participar no conjunto das sessões a quem será possível comprar antecipadamente uma colecção por um preço mais reduzido. No caso do programa “Eisenschitz / Chaplin: Chaplin realizador”, que será apresentado em francês por Bernard Eisenschitz, a compra de colecções (bilhetes para as cinco sessões) pode ser feita a partir de 12 de Setembro.

Histórias do Cinema - Chaplin por Bernard Eisenschitz em Setembro, Murnau por Luciano Berriatúa em Outubro
Fotografia de cena do filme SUNRISE (F.W. Murnau, 1927) Em cima: fotografia de cena do filme A KING IN NEW YORK (Charles Chaplin, 1957)