Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação
Data: 17/05/2021
Gus Van Sant na Cinemateca em setembro
Gus Van Sant na Cinemateca em setembro
Gus Van Sant vai estar na Cinemateca no próximo mês de setembro para acompanhar uma curta retrospetiva da sua obra, composta por títulos por si escolhidos, e uma carta branca dedicada a Andy Warhol. Numa iniciativa organizada em colaboração com o festival Queer Lisboa, o realizador norte-americano vai apresentar na Cinemateca cinco dos seus filmes e dois filmes de e sobre um dos principais nomes da arte pop mundial.

A retrospetiva marca o regresso à Cinemateca de Gus Van Sant, um dos nomes fundamentais do cinema independente americano da transição do final dos anos 80 para o início dos anos 90, que em 1995 apresentou em Lisboa a sua primeira longa-metragem (MALA NOCHE) e um conjunto de curtas da sua autoria, em colaboração com o Curtas de Vila do Conde. Desta vez, a retrospetiva será mais abrangente e incidirá sobre uma vasta carreira que vai da cena independente (MALA NOCHE e MY OWN PRIVATE IDAHO) a filmes consagrados por Hollywood (MILK) e pelos grandes festivais (ELEPHANT, Palma de Ouro em Cannes), passando por obras de encomenda (OUVERTURE OF SOMETHING THAT NEVER ENDED).

A carta branca é dedicada a Andy Warhol, criador da mítica Factory em Nova Iorque, espaço que serve de mote ao primeiro espetáculo musical criado por Van Sant, a apresentar também em setembro no Teatro D. Maria II, em contexto da próxima edição da BoCA – Biennial of Contemporary Arts. Na Cinemateca serão exibidos os filmes BATMAN DRACULA, assinado por Warhol e inspirado nas aventuras na personagem de BD Batman, e o documentário ANDY WARHOL: A DOCUMENTARY FILM, um retrato do artista plástico da autoria de Ric Burns.

Mais informações serão divulgadas em breve.
PROGRAMA PREVISTO

Retrospetiva Gus Van Sant

MALA NOCHE (1986)
MY OWN PRIVATE IDAHO (1991)
ELEPHANT (2003)
MILK (2008)
OUVERTURE OF SOMETHING THAT NEVER ENDED (2020)

Carta Branca a Gus Van Sant sobre o Warhol

BATMAN DRACULA (1964)
ANDY WARHOL: A DOCUMENTARY FILM (2006)