Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Internacional
Data: 15/09/2020
Grande projeto europeu na área da educação cinematográfica coordenado a partir de Lisboa com liderança da Cinemateca
Grande projeto europeu na área da educação cinematográfica coordenado a partir de Lisboa com liderança da Cinemateca
O maior dos projetos apoiados pelo Europa Criativa MEDIA na linha de financiamento a Educação Fílmica (o projeto “CinEd 2.0: Estimular a interactividade, fortalecer o intercâmbio e criar comunidades para a educação cinematográfica na Europa”) vai ser liderado pela Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema nos próximos dois anos.
 
Pela quinta vez consecutiva desde a sua criação, o programa acaba de ser selecionado para o apoio do Programa Creative Europe / MEDIA da União Europeia, no âmbito do apoio à educação cinematográfica. O CinEd é um dos quatro projetos selecionados (entre os 23 que se candidataram), recebendo a bolsa mais importante concedida nesta área até 2022.

O projeto, que tem como objetivo promover a descoberta do cinema europeu junto dos jovens entre os 6 e os 18 anos, foi iniciado em 2015 e foi coordenado até hoje pelo Institut Français, entidade que passa assim o testemunho à Cinemateca Portuguesa, responsável pela nova candidatura. Nesta fase, integra ainda como parceiros portugueses a Associação Os Filhos de Lumière (que foi parceiro da iniciativa desde a primeira edição) e a empresa MOG Technologies SA, enquanto parceiro tecnológico.
 
O projeto vai ser desenvolvido em estreita colaboração entre, por um lado, escolas e professores, e, por outro lado, os dez membros do consórcio de oito países europeus (Espanha, Itália, Bulgária, França, República Checa, Croácia, Alemanha e Portugal), alguns deles parceiros da Cinemateca na FIAF (Federação Internacional dos Arquivos de Filmes) tais como a Cinémathèque Française e o Deutsches Filminstitut & Filmmuseum e ainda os parceiros associados ao consórcio na Finlândia, Lituânia e Roménia.
Ao longo dos últimos cinco anos, foram organizadas através do CinEd 1453 projeções de cinema com a presença de 62521 alunos e 233 ações de formação para professores. Foi desenhada e produzida uma plataforma digital multilingue que permite a organização de projeções gratuitas para professores e alunos. E foi também constituída uma coleção de filmes europeus de diversas nacionalidades com 16 títulos de longa-metragem e três programas de curtas-metragens.
 
O Projeto CinEd 2.0. terá um orçamento global de 1 040 106, 61 €, sendo financiado pelo Europa Criativa MEDIA a 70%, sendo o restante coberto pelo conjunto dos parceiros.
 
Embora tenha sido e continue a ser parceira de outros projetos europeus nesta e noutras áreas (de que é exemplo o atual programa CINARTS, coordenado pela Cineteca di Bologna), com o projeto CinEd a Cinemateca Portuguesa volta assim à liderança de um grande projeto europeu, um quarto de século depois do final do Projeto LUMIÈRE (iniciativa do Programa MEDIA no primeiro ciclo de atividade deste, entre 1991 e 1995, destinado a apoiar a conservação e restauro do património europeu, assim como a filmografia europeia e a procura de filmes perdidos).