Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação; Exibições
Data: 01/10/2012
Flahsback aos anos 1980
Flahsback aos anos 1980

Os “anos 80 desconhecidos” são o tema da programação de outubro que propõe uma revisitação a trinta e um filmes que marcaram o panorama dessa década, e em Portugal participaram do circuito da exibição comercial e deram brado, mas foram entretanto genericamente arredados dos holofotes das salas de cinema. Num movimento em “flashback”, entre 1 e 31 de outubro, o desfile de obras vai ser maioritariamente americano, mas também espanhol, alemão, de Hong Kong, soviético, francês e belga ou húngaro.

 
A lista dos filmes programados inclui William Friedkin e Alan Rudolph, de quem se apresentam “Rampage / O Dedo da Justiça” e “Choose Me / O Passageiro da Noite”, no primeiro dia do mês. Com eles alinham “The Boost / Ambição e Glória” de Harold Becker, “Breathless / O Último Fôlego” de Jim McBride”, “Cop / A Arte do Crime” de James B. Harris, “The Hunger / Fome de Viver” de Tony Scott, “Thief / Ladrão Profissional” de Michael Mann, “Monkey Shines / Atracção Diabólica” de George A. Romero, “Distant Voices, Still Lives / Vozes Distantes, Vidas Suspensas” de Terence Davis ou “Colors / Los Angeles a Ferro e Fogo” de Dennis Hopper”. Dos grandes êxitos da década, exibe-se “The Abyss / O Abismo” de James Cameron; dos veteranos, “Harry and Son / O Confronto”, realizado e protagonizado por Paul Newman; dos nomes à época estreantes, como Spike Lee ou Gus van Sant, mostram-se “She’s Gotta to Give / Os Bons Amantes” e “Mala Noche”. Entre as produções europeias integram a retrospetiva o filme que impôs internacionalmente Pedro Almodóvar, “Matador”, “Die Venusfalle / Armadilha de Vénus” de Robert van Ackeren ou “Mephisto” de Istvan Szabo.

Os títulos da retrospetiva “Anos 80, Esses Desconhecidos” não são os únicos filmes anos 1980 de outubro: nas “Matinés da Cinemateca”, está programado o mais icónico título da década, “Blue Velvet / Veludo Azul” de David Lynch e o checo “Postriziny / Casa Cheia” de Jiri Menzel. Para citar outros dois exemplos refiram-se “Kagemusha / A Sombra do Guerreiro” de Akira Kurosawa, o filme a apresentar por José Manuel Félix Ribeiro na rubrica “Não O Levarás Contigo – Economia e Cinema”, e “Désordre”, programado na retrospetiva Olivier Assayas.

Flahsback aos anos 1980
em cima. Mala Noche (Gus Van Sant, 1985)
no topo: Matador (Pedro Almodóvar, 1986)
foto de entrada: Geneviève Bujold, protagonista de Choose Me (Alan Rudolph, 1984)