Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação
Data: 26/11/2012
Filmes japoneses e portugueses no fim de 2012
 Filmes japoneses e portugueses no fim de 2012

Concentrando-se na produtora japonesa centenária Nikkatsu na perspetiva de alguns dos seus franco-atiradores, a programação de dezembro na Cinemateca aposta em filmes japoneses pouco vistos reunindo onze títulos produzidos entre finais dos anos 1930 e os anos 2000. A produção portuguesa recente é outro dos focos do mês, que termina com a projeção de “Centro Histórico”, o coletivo assinado por Aki Kaurismaki, Pedro Costa, Victor Erice e Manoel de Oliveira.

 

As primeiras duas semanas de dezembro dão a ver cinema japonês de autores pouco conhecidos, evocando a fundamental atividade da produtora Nikkatsu não a partir dos grandes mestres e obras-primas indiscutíveis, de que as obras de Mizoguchi e Ozu são os maiores expoentes, mas apostando num núcleo de filmes pouco vistos em Portugal: num Ciclo organizado em colaboração com a Japan Film Foundation e a Embaixada do Japão em Portugal, estão programados nove filmes de Ichikawa, Tasaka, Kawashima, Imamura, Urayama, Kumashiro, Ogigami, produzidos pela Nikkatsu entre 1939 e 2007. Os outros dois títulos a projetar, de Masahiro Kobayasgi (“Haru Tono Tabi”, 2010) e Junichi Mimura (“Karutetto!”, 2012), sinalizam a mais estimulante produção cinematográfica japonesa contemporânea.
 

 

 

Da produção portuguesa, dezembro propõe a primeira exibição em Lisboa de “Centro Histórico”, produção da Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura estreada mundialmente na última edição do Festival Internacional de Cinema de Roma reunindo Aki Kaurismaki (“O Tasqueiro”), Pedro Costa (“Sweet Exorcist”), Victor Erice (“Vidros Partidos”) e Manoel de Oliveira (“O Conquistador Conquistado”). E ainda, também integrado no plano da produção cinematográfica da Guimarães 2012, “O Fantasma de Novais” de Margarida Gil, a exibir numa das sessões da rubrica regular “ante-estreias”, com outro dos últimos filmes da realizadora, “A Esquina do Tempo”.

 

Também em “ante-estreia”, estão programados filmes de Luís Miguel Correia (“Crónica Parisiense”), João Viana (“Ó Marquês, Anda Cá Abaixo Outra Vez!”), João Rosas (“Entrecampos”; “Birth of a City”), Marta Ribeiro (“Amareloazulpretoamarelo”). Dezembro é ainda mês para voltar a “Tabu” de Miguel Gomes, título finalista aos Prémios Lux de Cinema Europeu. A versão 2012 de “Manual de Evasão” de Edgar Pêra, o filme em que, em 1994, Terence Mckenna previu que o fim do mundo aconteceria a 21 de dezembro de 2012, é exibido nesse exata data.

 

 

 

 

 Filmes japoneses e portugueses no fim de 2012
em cima: O Conquistador Conquistado (Manoel de Oliveira, 2012)
no topo e foto de entrada: Biruma no Tategoto /"A Harpa da Birmânia" (Kon Ichikawa, 1956)