Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação; Exibições
Data: 17/02/2013
Filmes de Augusto Cabrita em Foco no Arquivo
Filmes de Augusto Cabrita em Foco no Arquivo

A primeira sessão "Foco no Arquivo" como rubrica regular de programação, ocupando o espaço da rubrica "Abrir os Cofres", dá a ver curtas-metragens de Augusto Cabrita num programa a apresentar por Miguel Valverde, no próximo dia 21 de fevereiro, às 22 horas.

 

Os três títulos a exibir foram realizados por Augusto Cabrita nos anos 1970: "Amália Canta 'Oiça Lá Ó Senhor Vinho'" é um videoclip, filmado em Technicolor com Amália Rodrigues; "Hello Jim!" surge no contexto do cinema industrial de encomenda propondo-se como um surpreendente olhar de autor; "Era Uma Vez Um Comboio... Uma Viagem de Hans Christian Andersen" é uma aproximação de Augusto Cabrita ao universo da fição.

Miguel Valverde é codirector do festival IndieLisboa e está atualmente a preparar uma investigação sobre a história da curta-metragem portuguesa. A sessão de filmes de Augusto Cabrita é a primeira das duas que vem apresentar à Cinemateca em fevereiro, sendo a segunda, marcada para dia 25, às 19h30, dedicada a filmes da fase inicial da obra de João César Monteiro: "Sophia de Mello Breyner Andresen" e "Quem Espera por Sapatos de Defunto Morre Descalço".

Filmes de Augusto Cabrita em Foco no Arquivo
fotos: Hello Jim! (Augusto Cabrita, 1970)