Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação; Exibições
Data: 08/04/2014
Filmes de Ação e Intervenção nas Artes Plásticas, no Teatro e no Cinema
Filmes de Ação e Intervenção nas Artes Plásticas, no Teatro e no Cinema

As artes plásticas, o teatro e o cinema constituem um foco do núcleo "Ação e Intervenção" da retrospetiva “25 de Abril, Sempre. Parte I - O Movimento das Coisas”, revelando como, no contexto revolucionário, a intervenção no cinema decorreu a par de uma mobilização idêntica no domínio das artes plásticas ou no teatro. As três sessões programadas, a 9 de abril, às 21h30, e a 12, às 19h30 e às 21h30, apresentam títulos raros de Ana Hatherly, António Campos, Vítor Silva, António Macedo e Manuela Moura, Luís Noronha da Costa, Fernando Curado Matos e filmes coletivos do Instituto de Tecnologia Educativa e do Sindicato dos Profissionais de Cinema.

 

Ana Hatherly vai estar na Cinemateca na quarta-feira, 9, às 21h30, a apresentar "Revolução" e "Diga-me o Que É a Ciência I e II", a mostrar com "As Paredes Pintadas da Revolução Portuguesa", de Campos, e sábado, 12, às 21h30, para apresentar "Rotura" numa sessão que conta igualmente com a presença de Fernando Curado Matos, de quem se mostra "Alternativa Zero", num alinhamento que inclui ainda "Pintura Colectiva - Movimento Democrático de Artistas Plásticos", assinado pelo Instituto de Tecnologia Educativa, e "Karl Martin", de Luís Noronha da Costa.

Também composta por filmes produzidos e realizados nos anos setenta revolucionários, a sessão das 19h30 de sábado, 12, apresenta "Assembleia de Realizadores no I.P.C. após 25 de Abril" e "Festejando o Golpe de Estado de 25 de Abril de 1974 na Sede do Núcleo dos Cineastas Independentes", de Vítor Silva, o colectivo do Sindicato dos Profissionais de Cinema "Um Domingo Diferente" e "O Outro Teatro ou as Coisas Pertencem a Quem as Torna Melhores", de António de Macedo e Manuela Moura.

 

O programa está disponível para consulta detalhada neste sítio.

Filmes de Ação e Intervenção nas Artes Plásticas, no Teatro e no Cinema
no topo e foto de entrada: Revolução (Ana Hatherly, 1975)
em cima: As Paredes Pintadas da Revolução Portuguesa (António Campos, 1976)