Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação; exibições
Data: 19/07/2017
Filmes Premiados no Curtas Vila do Conde 2017 na Cinemateca
Filmes Premiados no Curtas Vila do Conde 2017 na Cinemateca
Previstas na programação de julho da Cinemateca, as duas sessões que destacam títulos premiados na recente edição do Curtas Vila do Conde realizam-se a 24 e 25 de julho, às 21h30, com o alinhamento que reúne, na primeira, filmes de Salomé Lamas, Gabriel Abrantes, João Pedro Rodrigues e Marta Mateus e, na segunda, filmes de Niki Kindroth Von Bahr, Laura Ferrés, Jonathas de Andrade, Yann Gonzalez.

Nuno Rodrigues, diretor do Curtas Vila do Conde, acompanha a sessão a realizar na segunda-feira, 24, na sala M. Félix Ribeiro, que conta com a presença, a confirmar, de Marta Mateus e Salomé Lamas.

Atualizada a 21 de julho.

 
Filmes portugueses premiados | Sala M. Félix Ribeiro | Seg. [24] 21:30
COUP DE GRÂCE
de Salomé Lamas
Portugal, 2017 - 25 min
OS HUMORES ARTIFICIAIS
de Gabriel Abrantes
Portugal, Brasil, 2017 - 29 min
OÙ EN ÊTES-VOUS, JOÃO PEDRO RODRIGUES?
de João Pedro Rodrigues
Portugal, França, 2017 - 21 min
FARPÕES BALDIOS
de Marta Mateus
Portugal, 2017 - 25 min
duração total da projeção: 100 min

A primeira sessão dedicada à edição de 2017 do Curtas Vila do Conde,  junta alguns destaques e filmes portugueses premiados. COUP DE GRÂCE, novo trabalho de Salomé Lamas, teve a sua estreia nacional no Curtas depois de passar pelo Festival de Berlim (um dos primeiros trabalhos da realizadora no campo da ficção). Gabriel Abrantes, com OS HUMORES ARTIFICIAIS ("uma fantasia romântico-tecnológica"), venceu o prémio de Melhor Realizador, enquanto que OÙ EN ÊTES-VOUS, JOÃO PEDRO RODRIGUES?, trabalho realizado para uma retrospetiva do realizador no Centro Pompidou, venceu a Competição Nacional. Por fim, FARPÕES BALDIOS, de Marta Mateus, venceu a Competição Internacional do festival com um filme, realizado no Alentejo, que junta linhagens realistas e desejos de fábula nas heranças que retira do cinema português.
 
 
Premiados internacionais | Sala M. Félix Ribeiro | Ter. [25] 21:30
MY BURDEN
de Niki Lindroth Von Bahr
Suécia, 2017 – 13 min
LOS DESHEREDADOS
de Laura Ferrés
Espanha, 2017 – 19 min
O PEIXE
de Jonathas de Andrade
EUA, Brasil, 2016 – 23 min
LES ÎLES
de Yann Gonzalez
França, 2017 – 23 min
duração total da projeção: 78 min

A segunda sessão dedicada ao Curtas Vila do Conde 2017, junta os outros filmes premiados da sua competição internacional (o prémio principal viria a ser atribuído a Marta Mateus, presente na sessão de dia 24). MY BURDEN, de Niki Lindroth Von Bahr, foi a Melhor Animação (um musical em "stop-motion"); LOS DESHEREDADOS, de Laura Ferrés, recebeu o prémio de Melhor Curta-Metragem Europeia (o retrato do pai da realizadora a enfrentar o fim do seu negócio de família - e que passou, este ano, no Festival de Cannes); O PEIXE, de Jonathas de Andrade (documentário sobre pescadores brasileiros) arrancou a atribuição de Melhor Documentário; e LES ÎLES, de Yann Gonzalez, um autor regular no festival de Vila do Conde, viria a receber o prémio de Melhor Ficção.
Filmes Premiados no Curtas Vila do Conde 2017 na Cinemateca
em cima e foto de entrada: Farpões Baldios
no topo: Où en êtes-vous, João Pedro Rodrigues?