Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação; Exibições
Data: 21/01/2016
Fevereiro na Cinemateca - Anos 50, Nick Ray e Henrique Espírito Santo
Fevereiro na Cinemateca - Anos 50, Nick Ray e Henrique Espírito Santo

Em fevereiro, a programação da Cinemateca propõe uma viagem pelo cinema dos anos cinquenta, especialmente incidente no cinema americano e no diálogo entre as produções dos grandes estúdios e as produções independentes, em rima com a novidade dos filmes de Nicholas Ray, em foco nas "Histórias do Cinema", a cargo de Bernard Eisenschitz.

 

O cineasta espanhol Victor Erice vem a Lisboa apresentar "Party Girl", de Ray, e a sua longa-metragem "El Sol del Membrillo", a 19 e 20.  No contexto do KINO 2016 Mostra de Cinema de Expressão Alemã, organizada pelo Goethe Institut, no dia 4, Rosa von Praunheim vai estar na Cinemateca a apresentar os seus filmes "New York Memories", "Härte" e "I Was Beautiful". Henrique Espírito Santo é homenageado num Ciclo que destaca a sua atividade como cineclubista, produtor e ator, com início a 15 de fevereiro e a projeção de "O Recado", de José Fonseca e Costa.

 

 

"Anos 50 - O Cinema a Meio do Caminho" é o título da retrospetiva que atravessa o mês e se concentra na década de 50, propondo filmes de Laughton, Wellman, Lewin, Sirk, Kubrick, Kazan, Preminger, Tourneur, Aldrich, Stevens, Mackendrick, Mankiwicz, Herbert J. Biberman, Huston, Ulmer, Penn, Chaplin, Nicholas Ray, Welles, Fleischer, D.A. Pennebaker, Lionel Rogosin, Fuller, Hitchcock, Joseph H. Lewis, Cassavetes,  Ophüls, Renoir, Rossellini, Sternberg, Mizoguchi, Naruse, Ozu, Bergman, Powell e Pressburger, Losey, Fellini, Visconti, Ray Ashlin, Morris Engel e Ruth Orkin, Antonioni, Satyajit Ray, Lindsay Anderson, Karel Reisz e Tony Richardson, Buñuel, Melville, Rouch e Oliveira.

 

As sessões-conferência das"Histórias do Cinema" decorrem entre 15 e 19, a partir das 18h, conduzidas por Bernard Eisenschitz. Profundo conhecedor da obra de Nicholas Ray, Eisenschits é autor de uma monografia de referência sobre o cineasta, Roman américain, les vies Nicholas Ray (1990).  Eisenschitz apresentará as primeira e última longa-metragens de Ray de finais das décadas de 1940 e 70 ("They Live by Night" e "We Can't Go Home Again") e três das obras fundamentais que realizou nos anos 50 ("On Dangerous Ground", "Bitter Victory", "Wind Across the Everglades").

 

atualizado a 25 de janeiro.

Fevereiro na Cinemateca - Anos 50, Nick Ray e Henrique Espírito Santo
em cima: M (Joseph Losey, 1951)
no topo: Kiss Me Deadly (Robert Aldrich, 1955)
foto de entrada: Daybreak Express (D.A. Pennebaker, 1953)