Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação; Exibições
Data: 27/01/2014
Fevereiro - a regra da variedade na programação e a exceção Jost
Fevereiro - a regra da variedade na programação e a exceção Jost

Assentando maioritariamente em sessões avulso a partir de títulos da coleção, fevereiro é ainda um mês cuja programação assume a variedade de propostas, que incluem cruzamentos temáticos e a apresentação de filmes contemporâneos em primeiras exibições na Cinemateca, bem como a exceção a esta regra de um pequeno Ciclo de filmes de Jon Jost, organizado em estreita colaboração com o realizador que estará a Lisboa entre os dias 10 e 15 a apresentar os seus filmes.

 

"Coming to Terms" (2012), o mais recente filme de Jost, que conta com a participação de James Benning interpretamdo uma figura paternal, é o primeiro título do Ciclo, com início marcado para as 21h30 de 10 de fevereiro e a apresentação, ao longo dessa semana, de outros oito filmes de finais da década de noventa ("Nas Correntes de Luz da Ria Formosa") e deste segundo milénio ("6 Easy Pieces", "Oui Non", "Homecoming", "Passages", "Over There", "Parable", "Imagens de uma Cidade Perdida").

 

 

Entre os títulos recentes programados em primeiras apresentações na Cinemateca, contam-se "Film Socialisme" de Godard, "Le Havre" de Kaurismaki, "La Fille de Nulle Part" de Brisseau,  "Holy Motors" de Carax, "Offside" de Jafar Panahi, "36 Vues du Pic Saint-Loup" de Jacques Rivette, "Tetro" de Francis Ford Coppola, "Public Enemies" de Michael Mann ou "L'Armée du Crime" de Guédiguian. De Godard, Carax e Guédiguian apresentam-se ainda "À Bout de Souffle", "Pola X" e "Marie-Jo et ses 2 Amours", estes dois últimos também em primeiras exibições.

 

Entre os filmes a (re)descobrir ao longo do mês contam-se "Um Liebe und Throne" de Franz Osten, um título relativamente obscuro da cinematografia alemã do início dos anos vinte; "La Edad del Amor" de Julio Saraceni, produção argentina dos anos cinquenta em registo de comédia romântica musical; "Ash Wednesday" de Larry Peerce, com Henry Fonda e Elizabeth Taylor (1973); "L'Amour Violé" de Yannick Bellon (1977) ou "Sesso e Volontieri" de Dino Risi (1983).

 

Em português, fevereiro é mês de voltar a "Vai e Vem" de João César Monteiro e a "O Princípio da Incerteza" de Manoel de Oliveira, programados a 3 e a 7. "Baleias e Baleeiros" de Luís Bicudo e "In Medias Res" de Luciana Fina, a partir de textos do arquiteto Manuel Taínha, são projetados no contexto da rubrica regular "ante-estreias", respetivamente a 13 e 28 de fevereiro.

Fevereiro - a regra da variedade na programação e a exceção Jost
em cima: Nas Correntes de Luz da Ria Formosa (Jon Jost, 1997/99)
no topo: Film Socialisme (Jean-Luc Godard, 2010)
foto de entrada: Vai e Vem (João César Monteiro, 2003)