Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Edições da Cinemateca
Data: 11/10/2016
FILMES ETNOGRÁFICOS DE MARGOT DIAS REUNIDOS EM DVD
FILMES ETNOGRÁFICOS DE MARGOT DIAS REUNIDOS EM DVD
Os filmes etnográficos da antropóloga Margot Dias vão ser lançados em DVD, numa co-edição da Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema e da Direção-Geral do Património Cultural/Museu Nacional de Etnologia. Este é o segundo título da série de edições em DVD da Cinemateca, depois do lançamento da edição integral do Jornal Português. O lançamento desta nova edição terá lugar a 17 de outubro, na Sala M. Félix Ribeiro, pelas 19h, numa cerimónia onde estarão presentes José Manuel Costa (diretor da Cinemateca), Paula Silva (diretora-geral do Património Cultural), Paulo Ferreira da Costa (diretor do Museu Nacional de Etnologia), Joaquim Pais de Brito (ex-diretor do MNE) e Catarina Alves Costa (antropóloga).

A edição dos filmes etnográficos de Margot Dias em DVD duplo reúne todos os filmes realizados pela antropóloga em Moçambique e Angola entre 1958 e 1961 em mais de quatro horas de imagens e organizados em quatro núcleos temáticos (“Lugares e atividades do quotidiano”, “Iniciação, casamento enterro”, “Instrumentos musicais” e “Cestaria, olaria, escultura”) e um geográfico (“Angola”). 

Todos os materiais reunidos na presente edição foram sonorizados a partir das gravações feitos no terreno pela própria Margot Dias. A identificação, a organização temática e a sonorização dos filmes foram asseguradas por Catarina Alves Costa.
Para José Manuel Costa, "as imagens de Margot Dias constituem um corpo coerente de características raras ou mesmo únicas entre nós. Todas foram inicialmente conservadas pelo Museu Nacional de Etnologia e todas tinham já sido preservadas pela Cinemateca há quase duas décadas, com respeito pelo suporte e formato original de 16mm e incluindo a tiragem de elementos de preservação intermédios. Nesta nova etapa de divulgação digital, o acervo é editado na integralidade, complementando-se o corpo principal dedicado à etnia Maconde com todas as restantes imagens captadas em Moçambique e Angola (...), e juntando-lhes ainda registos sonoros autónomos executados pela autora in loco".

A obra etnográfica de Margot Dias, realizada em Angola e Moçambique entre 1958 e 1961 no contexto das “Missões de Estudos das Minorias Étnicas do Ultramar Português”, dirigidas por Jorge Dias, é considerada uma das primeiras utilizações do filme etnográfico no âmbito da antropologia portuguesa. Além da totalidade dos filmes realizados nestas campanhas de pesquisa, a edição inclui como extra uma entrevista inédita a Margot Dias conduzida em 1996 por Joaquim Pais de Brito, então diretor do Museu Nacional de Etnologia, e uma brochura ilustrada de 76 páginas.
FILMES ETNOGRÁFICOS DE MARGOT DIAS REUNIDOS EM DVD