Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: PROGRAMAÇÃO
Data: 01/10/2024
Em outubro regressamos ao cinema das Independências Africanas
Em outubro regressamos ao cinema das Independências Africanas
O recente foco que a Cinemateca tem vindo a dedicar ao cinema produzido no contexto das ex-colónias portuguesas adquire, em outubro, uma nova roupagem. INDEPENDÊNCIAS NOS ARQUIVOS ITALIANOS é o título do Ciclo que irá mostrar os filmes de intervenção política, realizados no contexto descolonizador dos anos 60 e 70 nos territórios da Guiné-Bissau, Angola, Cabo Verde, Moçambique ou S. Tomé e Príncipe e que contaram, de forma direta, com a intervenção italiana, quer no âmbito da realização, como da produção.

Através de um conjunto de 12 obras, irão exibir-se filmes como  DIECI GIORNI CON I GUERRIGLIERI DEL MOZAMBICO LIBERO, de Franco Cigarini, A PROPOSITO DELL’ANGOLA, de Stefano de Stefani e Augusta Conchiglia, ou I DANNATI DELLA TERRA, de Valentino Orsini: olhares de realizadores italianos para as lutas anti-coloniais nos ex-territórios ultramarinos. A fechar o programa será exibido QUEIMADA!, ficção histórica de Gillo Pontecorvo acerca da presença colonial portuguesa nas Antilhas, que conta com Marlon Brando no papel principal, no que o próprio considerou um dos seus melhores papéis.  
Organizado em colaboração com a investigadora Maria do Carmo Piçarra, tal como aconteceu nos vários ciclos dedicados às Independências Africanas programados pela Cinemateca ao longo deste ano, o programa INDEPENDÊNCIAS NOS ARQUIVOS ITALIANOS conta ainda com a parceria do ICNOVA-FCSH (UNL)/ Escola das Artes, o UAL / Hangar, e com o apoio do Archivio Audiovisivo del Movimento Operaio e Democratico (Roma) que, em dezembro de 2023, organizou na capital italiana, o programa “Le ex colonie portoghesi: media e decolonizzazione”, do qual este Ciclo na Cinemateca se impõe como um possível seguimento. 

Várias sessões deste ciclo contarão com convidados especiais, como Luciana Fina, Flora Gomes ou Mariano Mestman, entre outros. A sessão inaugural, no próximo dia 7 de outubro às 18h30 na Sala M. Félix Ribeiro, contará com a presença de Luciana Fina e Luca Peretti.