Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Edições
Data: 07/10/2011
Edições em preparação: Jean Rouch e As Folhas da Cinemateca: F.W. Murnau
Edições em preparação: Jean Rouch e As Folhas da Cinemateca: F.W. Murnau

Estão neste momento em preparação um catálogo dedicado à obra do realizador francês Jean Rouch, que acompanhará a retrospectiva dedicada aos seus filmes a decorrer entre Outubro e Novembro na Cinemateca em colaboração com o DocLisboa 2011, e um novo volume da colecção: “As Folhas da Cinemateca: F.W. Murnau”, a editar durante um mês em que a obra do realizador alemão e o cinema alemão dos anos 1920 são dois outros focos da programação.

O catálogo “Jean Rouch”, autor de uma das mais importantes obras do cinema moderno, é basicamente composto por uma antologia de textos do próprio Jean Rouch, entrevistas deste dadas a Enrico Fulchigoni, Guy Hennebelle e Marc Ronceraille, ensaios e testemunhos de Philippe Costantini, Jean-André Fieschi e Jean-Pierre Touati, José da Silva Ribeiro que se centra em “Jean Rouch em Portugal” e textos originais de Catarina Alves Costa, Luís Miguel Oliveira e José Manuel Costa.

O livro dedicado à obra de F.W. Murnau será o vigésimo oitavo volume da colecção “As Folhas da Cinemateca” e como habitualmente composto, para além de uma biografia e de uma filmografia, pelo conjunto de textos originalmente escritos por programadores da Cinemateca para acompanharem as sessões públicas dos filmes dos realizadores a que cada um dos volumes é consagrado.

Iniciando-se com um volume “Alfred Hitchcock” em 1994, a colecção dedicou já edições às obras de Fritz Lang, Federico Fellini, John Ford, Sergei Eisenstein, Yasujiro Ozu, George Cukor, Frank Capra, Luis Buñuel, Ernst Lubitsch, Robert Bresson, Akira Kurosawa, Billy Wilder, Jacaques Tourneur, Orson Welles, Kenji Mizoguchi, Jean Renoir, Howard Hawks, Carl Th. Dreyer, Nicholas Ray, Jean Eustache, Michelangelo Antonioni, Ingmar Bergman, Jacques Demy, Luchino Visconti, João César Monteiro e Elia Kazan. O volume sobre Murnau é composto por textos de João Bénard da Costa, José Manuel Costa, Manuel Cintra Ferreira, Maria João Madeira e M.S. Fonseca.

Edições em preparação: Jean Rouch e As Folhas da Cinemateca: F.W. Murnau
Fotografia do filme Nosferatu, (F.W. Murnau, 1922)
Em cima: Jean Rouch