Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação
Data: 16/06/2020
E A Vida Continua: Julho na Cinemateca
E A Vida Continua: Julho na Cinemateca
Depois de um interregno de três meses e meio, as sessões de cinema estão de volta à Cinemateca (Barata Salgueiro e Palácio Foz), com um programa especial concebido para este regresso com menos sessões e ajustes no horário da sessão noturna: duas sessões por dia, uma às 19h na Sala Félix Ribeiro e outra às 22h ao ar livre na Esplanada.
 
Sob o mote E A VIDA CONTINUA, é um programa sem divisões ou rubricas, centrado em dois eixos: um grupo de filmes atravessados pela própria ideia do regresso, ou do reencontro, e um outro grupo dedicado à evocação de um punhado de nomes marcantes do cinema no ano em que se comemora o seu centenário e que permitem fazer uma viagem por um período alargado do cinema americano e europeu, englobando a época clássica e pós-clássica. São eles Gene Tierney, Montgomery Clift, Maureen O’Hara, Walter Matthau, Alberto Sordi e Saul Bass, prolongando a homenagem ao grande criador de genéricos iniciada em março e interrompida a meio.
 
Destaque ainda para um tributo a Amália Rodrigues, que terá lugar no dia 23 de julho, dia em que a diva do fado cumpriria 100 anos, com duas sessões protagonizadas por Amália: à tarde, o fundamental documentário realizado por Bruno de Almeida no ano da sua morte (A ARTE DE AMÁLIA); à noite, na esplanada, o mais relevante filme que conjuga a sua dupla dimensão de cantora e atriz (O FADO, de Perdigão Queiroga).
 
O programa completo pode ser consultado aqui.
VENDA E RESERVA DE BILHETES
 
Em julho, período em que as sessões de cinema estarão condicionadas em termos de lotação por forma a cumprir as regras estabelecidas pelas autoridades de saúde e garantir todas as condições de segurança aos nossos espectadores, a bilheteira da cinemateca irá funcionar de forma limitada e com algumas regras específicas.
 
Assim, e para além dos canais de venda habituais, a Cinemateca promove e aconselha a reserva antecipada de bilhetes, por e-mail ou telefone, até 48 horas antes de cada sessão (ver contactos abaixo), procurando-se com isso minimizar a aglomeração de pessoas no período que antecede a sessão e agilizar a venda que seja necessário fazer para os lugares remanescentes.
 
Garantindo a manutenção do benefício de reserva prévia aos portadores de cartão «Amigos da Cinemateca» válido, a data de início de venda de bilhetes nas instalações da cinemateca e nos restantes pontos de venda será diferenciada. Assim, os “amigos da cinemateca” terão 3 dias úteis para fazer a sua reserva de bilhetes, igualmente através dos contactos abaixo, a partir do dia 17 de junho e até ao dia 19 de junho, inclusive.

Contrariamente à tradição da Cinemateca, os bilhetes adquiridos corresponderem a lugares marcados, que respeitarão as normas em vigor sobre o intervalo obrigatório entre espectadores, com exceção dos grupos de coabitantes. Neste último caso, o número máximo de lugares sem intervalo de separação que será possível adquirir é de três.

O preço dos bilhetes mantém-se, assim como os diversos descontos aplicados, havendo contudo um “pack” especial que inclui jantar para as sessões na esplanada. Neste caso, pode ser adquirido acesso à sessão das 22h00 com jantar incluído (a partir das 20h00) pelo preço único de 11 euros por pessoa com menu fixo, não sendo neste caso aplicadas outras diferenciações de preço ou descontos adicionais. Em alternativa, os espectadores das sessões noturnas podem também fazer a reserva combinada de bilhete e jantar optando pelo menu à carta, sendo o preço por pessoa variável a partir de 12 euros.
 
CONTACTOS PARA RESERVAS:

Sessões na Sala M. Félix ribeiro e Esplanada (Rua Barata Salgueiro):
213 596 250 (de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h30); divulgacao@cinemateca.pt


Sessões da Cinemateca Júnior (Palácio Foz, Restauradores):
tel. 213 462 157 / 213 476 129 (de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h);
cinemateca.junior@cinemateca.pt