Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação
Data: 19/09/2023
Documentário em tempo de New Deal, Uri Zohar e W. Friedkin: a Cinemateca em outubro
Documentário em tempo de New Deal, Uri Zohar e W. Friedkin: a Cinemateca em outubro
Em outubro a Cinemateca recupera a obra de dois grandes cineastas (William Friedkin, falecido no início de agosto, e Uri Zohar, figura chave do novo cinema israelita e um nome a merecer uma merecidíssima descoberta) e regressa aos anos 1930 para mapear o percurso da vaga de documentaristas que surgiu no período da História dos EUA que ficou conhecido como o New Deal, fruto das políticas económicas implementadas por Franklin D. Roosevelt.
 
Um dos pesos pesados da Nova Hollywood, autor de pelo menos dois títulos emblemáticos daquele período (falamos de OS INCORRUPTÍVEIS CONTRA A DROGA e O EXORCISTA, títulos marcantes do género em que se inserem), William Friedkin deixou-nos na véspera de apresentar em Veneza aquele que acabou por se tornar o seu último filme. O seu falecimento é o mote para um regresso à sua obra, numa retrospetiva de homenagem em torno de 11 dos seus filmes, que incluirá os dois já citados e títulos menos vistos e conhecidos do início e fim da sua carreira.
 
Uri Zohar (1935-2022) é por vezes associado a Jean-Luc Godard (“Godard israelita”, chamou-lhe Jacques Mandelbaum, jornalista e crítico de cinema do Le Monde) devido ao impacto que teve no que viria a ser denominado como o novo cinema israelita e nas futuras gerações de realizadores do país (Avi Mograbi à cabeça). Autor de uma obra que atravessou vários géneros – do drama intimista ao filme de guerra, passando pela comédia desbragado e o cinema documental – conseguiu criar um equilíbrio perfeito entre uma visão autoral e um cinema mais popular. Uma obra assinada por uma figura polémica, inédita nas salas da Cinemateca, para descobrir com a ajuda de Ariel Schweitzer, grande especialista do cinema de Israel e com quem partilhamos a programação conjunta deste Ciclo, que estará em Lisboa para o acompanhar.
 
Outubro é também mês da habitual parceria da Cinemateca com o Doclisboa. Este ano, como já tínhamos anunciado, o foco é o trabalho dos documentaristas que retrataram um período bastante conturbado na História dos EUA, os anos 1930 marcados pelas políticas económicas do New Deal, promovidas pelo presidente Franklin D. Roosevelt. Obra de autores que se propunham atacar os problemas candentes do momento, mas também projetaram soluções para o dia de amanhã.