Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação; Exibições
Data: 18/12/2015
Destaques da programação de janeiro
Destaques da programação de janeiro

A programação de janeiro de 2016 na Cinemateca dá destaque a Maureen O'Hara, a quem é consagrado uma expressiva retrospetiva, e ao ano de 1966, motivo de um Ciclo que reúne um importante conjunto de filmes de diversas cinematografias e autores. As cinco sessões-conferência das "Histórias do Cinema", a realizar entre 18 e 22 de janeiro, são dedicadas à obra de Sergei M. Eisenstein e protagonizadas por Naum Kleiman, o seu grande especialista mundial.

 

Os filmes de Eisenstein escolhidos por Naum Kleiman são os que o crítico e historiador agrupa como a "Trilogia Revolucionária" ("A Greve", "O Couraçado Potiomkine" e Outubro"); "O Prado de Béjine", num programa concebido como "O Eisenstein Inacabado" onde cabe igualmente a projeção de excertos de "Que Viva Mexico!" e diapositivos de "O Grande Canal de Fergana" e "Os Amores do Poeta"; e "Ivan, o Terrível", a comentar por Kleiman numa sessão em que se projetam excertos do filme, que terá mais tarde uma projeção integral.

Na retrospetiva dedicada a Maureen O'Hara (1920-2015), "Maureen O'Hara, a Irlandesa Tranquila", incluem-se a maioria dos seus filmes com Charles Laughton ("Jamaica Inn", de Hitchcock, "The Hunchback of Notre Dame", de Dieterle, e "This Land Is Mine", de Renoir), John Ford ("How Green was My Valley") e John Wayne ("The Quiet Man", "Rio Grande", The Wings of Eagles", também sob a direção de Ford), os três homens que a atriz citava como os grandes cúmplices da sua obra americana em Hollywood. Além deles, refira-se, entre os títulos programados, o raro "The Deadly Companions", de Sam Peckinpah (1961).

 

No Ciclo que evoca o ano de 1966, propõem-se filmes de Ingmar Bergman, Gilles Pontecorvo, Michelangelo Antonioni, Roman Polanski, Robert Bresson, François Truffaut, Andrei Tarkovski, Luigi Comencini, Alfred Hitchcock, Richard Fleischer, Jerzy Kawalerowicz, Arthur Penn, Jean-Eustache e Jean-Luc Godard, Orson Welles ou Paulo Rocha.

 

A 23 de janeiro, o sábado é inteiramente dedicado a uma jornada evocativa do programa "Pedro Costa | Realizador Convidado", realizado em janeiro de 2015, com escolhas e as presenças de Pedro Costa, João Queiroz, José Neves, Paulo Nozolino e Rui Chafes. Os filmes a apresentar são a curta-metragem de animação de "Felix in Hollywood" (a escolha de Queiroz), "City Lights" de Chaplin (escolha de Costa), "Man of Aran" de Flaherty (escolha de Chafes), "Las Aventuras de Robinson Crusoe" (escolha de Neves) e "O Cavalo de Turim" de Béla Tarr (a escolha de Nozolino). 

 

Em 2016, já  a partir de janeiro, a programação conta com duas novas rubricas regulares, respetivamente dedicadas ao cinema português - "História Permanente do Cinema Português" - e ao cinema de animação - "Imagem por Imagem (Cinema de Animação). Os detalhes do programa serão divulgdos em breve.

 

Atualizado a 21 de dezembro de 2015.

Destaques da programação de janeiro
em cima: The Quiet Man (John Ford, 1952)
no topo: Bronenosets Potiomkine / O Couraçado Potiomkine (Sergei M. Eisenstein, 1925)
foto de entrada: Persona (Ingmar Bergman, 1966)