Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Exibição
Data: 04/11/2024
Depois de Toulouse e Lussas, a Universidade Sorbonne Nouvelle celebra o cinema de Abril
Depois de Toulouse e Lussas, a Universidade Sorbonne Nouvelle celebra o cinema de Abril
Depois de duas retrospetivas dedicadas ao cinema de Abril organizadas este ano em França em iniciativas que contaram com a colaboração da Cinemateca Portuguesa e do Instituto Camões (a primeira em maio, em Toulouse, e a segunda em agosto, em Lussas), chega a vez de Paris.

Na próxima quinta-feira, dia 7 de novembro, arranca uma nova retrospetiva de cinema de Abril organizada em colaboração com a Cinemateca para comemorar o cinquentenário da Revolução dos Cravos em França. Intitulada “La révolution des images - révolution et décolonisation au portugal (1974-1977)” [A Revolução das imagens – revolução e descolonização em Portugal (1974-1977)], a retrospetiva organizada em colaboração com a Universidade Sorbonne Nouvelle e com o apoio do Instituto Camões terá lugar até ao dia 19 de dezembro na Cinémathèque Universitaire e no Cinéma L’Écran Saint-Denis, em Paris.

Segundo a organização, serão exibidos «diferentes filmes realizados entre abril de 1974 e 1977 (data de promulgação de uma nova lei da reforma agrária, que marcou o fim do movimento de ocupação de terras pelos camponeses e da criação de cooperativas)». O programa inclui filmes assinados por coletivos de cinema militante (como APPLIED MAGNETICS ou O CASO SOGANTAL, da Cinequipa) e por realizadores que aproveitaram a liberdade recém-conquistada para filmar o país saído da longa noite da ditadura de Salazar (casos de MÁSCARAS, de Noémia Delgado, ou ADEUS, ATÉ AO MEU REGRESSO, de António-Pedro Vasconcelos). «Os filmes selecionados evocam não apenas a efervescência desses anos revolucionários, mas também a energia criativa que tomou conta do país», refere o programa
As sessões contarão com a presença de diversos convidados, entre eles Maria João Madeira, programadora da Cinemateca, e José Manuel Costa, antigo Diretor desta instituição, dos realizadores Fernando Matos Silva e Solveig Nordlund e dos investigadores Fernando Curopos, Maria-Benedita Basto, Mickaël Robert-Gonçalves, Raquel Schefer, Rita Novas Miranda e Teresa Castro.

Depois de Paris, haverá ainda uma nova retrospetiva em Lille, a decorrer durante o final deste mês e o início de dezembro.

Consulte aqui o programa completo.