Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação
Data: 29/06/2017
Debate final do Ciclo Cinema Português: Novos Olhares
Debate final do Ciclo Cinema Português: Novos Olhares
O PRESENTE E O FUTURO PRÓXIMO DO CINEMA PORTUGUÊS

segunda-feira, dia 3 de julho, às 18h30 Sala M. Félix Ribeiro

Como foi anunciado na última edição do jornal da Cinemateca decorrerá na próxima segunda-feira dia 3 o último debate organizado pela Cinemateca no contexto do ciclo "Cinema Português: Novos Olhares", que durante quatro meses deu a ver filmes de realizadores das mais recentes gerações do nosso cinema.

Ao fim de quatro meses do Ciclo convidamos todos os realizadores, produtores, técnicos e atores envolvidos nos filmes exibidos para uma conversa final sobre o que aqui foi visto e sobre o modo como este universo geracional vê o presente e o futuro próximo do cinema português. Que muitos dos que integram este universo virão a ter papel decisivo nos anos vindouros, é algo de que não há que duvidar; como eles próprios e muitos outros elementos da comunidade cinematográfica portuguesa veem esse futuro, eis o que gostaríamos de ouvir e de discutir. Que caminhos estão já lançados para esta nova idade do cinema português? Que condições há para a criação cinematográfica em Portugal? Que formas de produção, distribuição e exibição poderão (ou deverão) ser mantidas, ou também criadas, para abordar esta etapa? 
Neste debate final conversaremos com os criadores de muitos dos filmes exibidos, com profissionais de várias áreas e com o público em geral em torno do presente e do futuro próximo do cinema português. Na mesa, convidados pela Cinemateca, estarão o Crítico de Cinema Jorge Mourinha e o Programador Miguel Valverde, que abordarão brevemente o universo de filmes abarcado pelo ciclo e questões contextuais do cinema português.
 
Estarão ainda presentes o realizador Manuel Mozos e o diretor da Cinemateca, José Manuel Costa, que moderará o debate.
 
Entrada livre mediante levantamento de ingressos na bilheteira, condicionada à lotação da sala.
Debate final do Ciclo Cinema Português: Novos Olhares