Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Edições da Cinemateca
Data: 11/05/2021
DVDs da Cinemateca nomeados para prémio internacional
DVDs da Cinemateca nomeados para prémio internacional
A ROSA DO ADRO e AS ARMAS E O POVO, duas das mais recentes edições DVD da Cinemateca, foram selecionados para a lista de nomeados aos “Il Cinema Ritrovato - DVD Awards”, o prestigiante prémio anual promovido pela Fondazione Cineteca di Bologna destinado a reconhecer as melhores edições DVD e Blu-ray de filmes anteriores a 1991.
 
Esta é a primeira vez que a Cinemateca tem dois títulos entre os finalistas dos prémios, cujos vencedores serão conhecidos durante a próxima edição do festival Il Cinema Ritrovato, que este ano decorrerá entre os dias 20 e 27 de julho.
 
A lista completa pode ser encontrada aqui: https://festival.ilcinemaritrovato.it/en/il-cinema-ritrovato-dvd-awards-xviii-edizione/
Sobre as edições
 
A ROSA DO ADRO (Georges Pallu, 1919) é o primeiro de uma série de DVDs dedicada às produções da Invicta Film, que no final incluirá um livro sobre aquele que foi o principal estúdio cinematográfico português do período do cinema mudo. A edição inclui na banda sonora a partitura original de Armando Leça interpretada por solistas da Orquestra Metropolitana de Lisboa, um raro exemplo neste tipo de edições, e como complementos duas curtas-metragens de Georges Pallu FREI BONIFÁCIO (1918) e BARBANEGRA (1920), com música original de Filipe Raposo.
 
AS ARMAS E O POVO, assinado pelo Colectivo dos Trabalhadores da Actividade Cinematográfica, é o mais célebre filme de Abril da cinematografia portuguesa, num retrato a quente e em cima do acontecimento: do 25 de abril ao 1º de maio de 1974. Um documento inestimável. A edição DVD do filme inclui uma brochura ilustrada com 76 páginas e como complemento um conjunto de entrevistas com alguns dos principais autores do filme.
 
Ambos os títulos estão à venda na livraria Linha de Sombra.