Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: CINEMATECA
Data: 10/04/2024
DVD de Máscaras finalista de Prémio do Il Cinema Ritrovato
DVD de Máscaras finalista de Prémio do Il Cinema Ritrovato

O recém-editado DVD do filme Máscaras de Noémia Delgado foi selecionado para a lista de finalistas da 21ª edição dos Blu-Ray e DVD Awards do festival de cinema Il Cinema Ritrovato, promovido pela Cineteca de Bologna. Os vencedores deste prémio anual, que procura distinguir as melhores edições em DVD e Blu-ray de filmes estreados há mais de 30 anos, serão anunciados durante a 38ª edição deste importante festival, a ter lugar entre 22 e 30 de junho em Bolonha. 


Esta não é a primeira vez que as edições DVD da Cinemateca são selecionadas para este prémio. Em anos anteriores já foram nomeadas as edições DVD de filmes como A Revolução de Maio, de António Lopes Ribeiro, As Armas e o Povo, do Colectivo dos Trabalhadores da Actividade Cinematográfica, A Rosa do Adro, de Georges Pallu, ou Mulheres da Beira e Os Lobos, de Rino Lupo, editados numa só caixa. Foram, ainda, distinguidos com Menções Especiais, a caixa Jornal Português (1938-51), e Lisboa, Crónica Anedótica, de Leitão de Barros.  
 

Lançado no passado mês de março, o DVD do filme Máscaras inclui, além da primeira longa-metragem de Noémia Delgado, numa versão digitalizada e restaurada pela Cinemateca com financiamento do Plano Nacional de Cinema, uma brochura com textos de Joana Ascensão, Manuela Penafria e Paulo Raposo, e dois complementos, Ensaio no Moinho e Sol e Sombra – ensaios e experiências feitos durante a rodagem de Máscaras.  


Esta e outras edições DVD da Cinemateca encontram-se à venda na Livraria Linha de Sombra, ou online no website da Livraria.  


Consulte a lista completa de finalistas aqui.