Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação; Exibições
Data: 27/05/2013
Criaturas, espectros e sombras de junho
Criaturas, espectros e sombras de junho

Mantendo-se as circunstâncias descritas em maio, em termos de programação, junho volta a ser um mês “de sessões”, programado com recurso à coleção, marcado pela variedade de propostas mas apresentando insistências temáticas em filmes habitados por criaturas, espectros e sombras, de “O Passado e o Presente” de Manoel de Oliveira, “Phantom /Fantasma” de Murnau, “Ugetsu Monogatari /Os Contos da Lua Vaga” de Mizoguchi, “La Belle et la Bête /A Bela e o Monstro” de Jean Cocteau, "Frankenstein" de James Whale, a “The Body Snatcher /O Túmulo Vazio” de Robert Wise ou “Repulsion /Repulsa” de Polanski, para referir títulos do início e do fim do mês. A exceção à regra é um núcleo dedicado à importante obra de Jiri Trnka, possível graças ao apoio do Narodny Filmovy Archiv e da Embaixada da República Checa em Portugal.

 

A evocação da obra do checo Jiri Trnka, vulto fundamental da animação europeia, tem lugar em quatro sessões, de 24 a 27 de junho, apresentando nove títulos, de longa e curta-metragem, na sua maioria inéditos na Cinemateca.

 

 

O filme de Fernando Lopes com o pintor Michael Biberstein "O Meu Amigo Mike ao Trabalho" está programado a 18 de junho numa sessão em tributo a Biberstein, a apresentar por Augusto M. Seabra.  "Juventude em Marcha” de Pedro Costa é projetado a 28, numa sessão organizada em colaboração com o Consórcio de Lisboa e “Lisboetas” de Sérgio Tréfaut e “Era Uma Vez Um Arrastão” de Diana Andringa são mostrados a 25 de junho, numa sessão organizada em colaboração com o Centro de Estudos Sociais. Nas “Escolhas de Alberto Seixas Santos”, está programado “Till Glädje /Rumo à Felicidade”, o filme de 1949 em que Ingmar Bergman dirigiu pela primeira vez o seu mestre Victor Sjöström.

 

Destaque ainda para uma sessão extraordinária de projeção de filmes em 8mm especialmente dedicada ao público infantil, a ter lugar no dia 1, às 11h, no salão Foz, assinalando o Dia Mundial da Criança.

Criaturas, espectros e sombras de junho
em cima: The Ghost and Mrs. Muir /O Fantasma Apaixonado (Joseph L. Mankiewicz, 1947)
no topo: Frankenstein (James Whale, 1930)
foto de entrada: Nosferatu, Eine Symphonie des Grauens /"Nosferatu, o Vampiro" (F. W. Murnau, 1922)