Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação; Colóquios
Data: 20/02/2013
Colóquios A iniciação ao cinema: experiências e reflexões
Colóquios A iniciação ao cinema: experiências e reflexões

O programa "A Iniciação ao Cinema: Experiências e Reflexões", que se iniciou no dia 18 na Cinemateca com o Ciclo “Alain Bergala / Crescer no Cinema”, e se prolonga até sábado, 23, envolve dois importantes Encontros/Colóquios, organizados pela Cinemateca, Os Filhos de Lumière e o Institut Français du Portugal. O primeiro, “Observar, Imaginar, Filmar: O Cinema na Infância”, realiza-se no Institut Français du Portugal, no dia 21, entre as 10h00 e as 16h30; e o segundo, “Os Filmes da Minha Infância” / “Balanço, Reflexão, Perspetivas”, decorre na Cinemateca no dia 23, entre as 14h30 e as 19h30. A entrada é livre.

 

No auditório do Institut Français du Portugal, o colóquio de dia 21 propõe-se como oportunidade para uma partilha de experiências entre participantes e responsáveis por vários programas de iniciação ao cinema, como Nathalie Bourgeois, responsável pelo Serviço Pedagógico da Cinemateca Francesa, representantes da associação Os Filhos de Lumière, representantes da Cinemateca Júnior, e responsáveis por vários outros projetos pedagógicos, nacionais e internacionais.

Na Cinemateca, sábado, 23, o colóquio realiza-se em duas partes, em torno de "Os Filmes da Minha Infância" e "Balanço, Reflexões e Perspetivas". A primeira, a decorrer entre as 14h30 e as 16h30, prevê o testemunho de personalidades de várias áreas e de diferentes gerações para quem o encontro com o cinema foi uma descoberta fundamental na infância ou adolescência, pretendendo discutir a descoberta do cinema como elemento fundamental para pensar a iniciação ao cinema e a sua transmissão. Entre os intervenientes, estarão Nathalie Bourgeois e Alain Bergala, cineastas com experiências muito distintas como Manuel Mozos ou a jovem realizadora Salomé Lamas, membros da associação Filhos de Lumière, como o cineasta Pierre-Marie Goulet, e representantes da Cinemateca, complementam o painel de participantes. A recolha de testemunhos realizada por Nathalie Bourgeois e Alain Bergala, publicada em França com o título Cet enfant de cinema que nous avons été (ed. 1993) terá um papel importante na discussão.

 

A segunda parte do colóquio, a decorrer entre as 17h e as 19h30, é preenchida por um balanço que procurará refletir sobre o estado atual das coisas, sublinhar a importância da iniciação ao cinema, e lançar novas perspetivas para uma intervenção eficaz na área, entendida como campo essencial da educação artística. Alain Bergala fará um balanço dos resultados do programa de introdução do cinema no ensino básico, que desenvolveu para o governo francês no ano de 2000 enquanto parte integrante da educação artística. A realidade portuguesa da “iniciação ao cinema” será abordada por representantes da Cinemateca e por membros da associação cultural os Filhos de Lumière, bem como por vários outros intervenientes ligados à área, num debate que se pretende aberto à discussão.

Colóquios A iniciação ao cinema: experiências e reflexões
fotos: sessão para escolas Cinema 100 Anos de Juventude, na Cinemateca, a 20 de fevereiro de 2013