Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação; Exibições
Data: 04/02/2013
Clássicos da animação Disney de fevereiro
Clássicos da animação Disney de fevereiro

Quatro das longas-metragens da animação clássica Walt Disney estão programadas em fevereiro, como "Retratos da Infância", nos casos de "Pinocchio", "Bambi", "Alice in Wonderland /Alice no País das Fadas", e na Cinemateca Júnior, no de "Dumbo", propondo a revisão destes títulos, fundamentais da história do cinema de animação, indissociáveis do imaginário cinematográfico da infância que são, também, filmes para adultos.

 

O primeiro em projeção é "Pinocchio" (nos dias 5 e 6, às 19h e às 22h), realizado em 1940, três anos depois da primeira longa-metragem dos estúdios Disney ("Snow White and the Seven Dwarfs /Branca de Neve e os Sete Anões"). No alinhamento do mês segue-se "Bambi" ( nos dias 7 e 12, às 19h e às 22h), de 1942, quinta longa-metragem da série de clássicos Disney. "Alice in Wonderland" (programado nos dias 11 e 15, às 19h e às 19h30), conhecido como "Alice no País das Maravilhas" como o romance homónimo de Lewis Carrol que adapta, mas que em Portugal teve o título oficial de estreia "Alice no País das Fadas", foi o décimo título dessa mesma série, em 1951.

Na matiné de sábado, 9, no Salão Foz, a Cinemateca Júnior volta a "Dumbo", na versão de 1941 de Disney, realizada por Ben Sharpsteen.

 

Todos estes filmes têm passado para o público infantil das sessões públicas da Júnior, mas mais raramente como títulos da programação na Barata Salgueiro, onde "Pinocchio" e "Alice in Wonderland" foram já mostrados mas a projeção de "Bambi" figura como uma primeira apresentação.

Clássicos da animação Disney de fevereiro