Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Cinemateca; Cinema português
Data: 10/03/2014
Cinemateca recebe prémio honorário do Festival Internacional de Cinema de Múrcia
Cinemateca recebe prémio honorário do Festival Internacional de Cinema de Múrcia

O prémio honorário do Festival Internacional de Cinema de Murcia (IBAFF) 2014 foi atribuído à Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema pelo “trabalho continuado e fundamental para a preservação do património cinematográfico”. O prémio foi recebido por José Manuel Costa, diretor da Cinemateca.
Criado em 2010, o prémio foi atribuído nas edições anteriores a Majid Majidi (2010), Vittorio Storaro (2011), Abbas Kiarostami (2012), a Jean-Claude Carrière e à revista francesa Trafic (ex-aequo, 2013).
Esta quinta edição do Festival Internacional de Cinema de Múrcia apresentou uma retrospetiva de cinema português, organizada com a colaboração da Cinemateca, tendo sido apresentados os filmes Scenes from the Class Struggle in Portugal (Robert Kramer, 1976), Uma Abelha na Chuva (Fernando Lopes, 1971), A Lei da Terra (Grupo Zero, 1977), Os Verdes Anos (Paulo Rocha, 1963), Silvestre (João César Monteiro, 1981), Trás-os-Montes (Margarida Cordeiro, António Reis, 1976), Acto da Primavera (Manoel de Oliveira, 1962). 

 

O II Encontro de Autores apresentado pelo Festival contou com a presença de Pedro Costa em diálogo com Victor Erice e Marc Recha, com moderação de Jorge Yglesias.
O cinema português esteve também em destaque nas restantes secções do festival, com a apresentação de Redemption, de Miguel Gomes, na sessão inaugural; E Agora? Lembra-me, de Joaquim Pinto, na sessão de encerramento; Centro Histórico, filme coletivo realizado por Pedro Costa, Manoel de Oliveira, Víctor Erice e Aki Kaurimäki, na secção “Projeções Especiais”; Histórias do Fundo do Quintal, de Tiago Afonso, na seleção oficial. O filme de Tiago Afonso recebeu o prémio da melhor curta-metragem do festival.

Cinemateca recebe prémio honorário do Festival Internacional de Cinema de Múrcia