Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação
Data: 23/02/2021
Cinemateca organiza retrospetiva quase integral dedicada a Sarah Maldoror
Cinemateca organiza retrospetiva quase integral dedicada a Sarah Maldoror
Um ano após a morte de Sarah Maldoror, a obra da poeta e cineasta francesa vai estar em destaque numa retrospetiva quase integral organizada pela Cinemateca Portuguesa em colaboração com o IndieLisboa, que este ano tem lugar entre os dias 29 de abril a 9 maio.
 
Depois do ciclo dedicado a Ousmane Sèmbene em 2020, a já habitual retrospetiva organizada pelo festival lisboeta e a Cinemateca volta a trazer ao público português um outro nome grande do cinema africano, cuja obra permanece pouco vista, apesar do reconhecimento no circuito dos festivais.
 
A obra de Sarah Maldoror coloca inúmeras questões que atravessaram a sua vida e pensamento: das guerras coloniais aos retratos de artistas que a influenciaram, passando pelo movimento da negritude. Antes de chegar ao cinema, a realizadora fundou Les Griots em 1956 em França, a primeira companhia de teatro composta apenas por atores negros ou afro-caribenhos, destinada a apresentar o trabalho de artistas e escritores negros. Foi na década seguinte que começou a filmar, depois de estudar cinema em Moscovo, tal como Sembène, sobretudo obras centradas nas questões coloniais e na afirmação de intelectuais africanos, tendo juntamente com o seu companheiro, o poeta e fundador do MPLA, Mário Pinto de Andrade, mergulhado nos movimentos de libertação em África. A sua primeira obra Monangambé (1969), a partir de uma novela de Luandino Vieira, é disso exemplo, ao abordar o brutal papel de Portugal colonizador.
 
A filha de Sarah Maldoror, Annouchka de Andrade, estará em Lisboa para acompanhar a retrospetiva, que incluirá alguns filmes inéditos, cujo paradeiro foi recentemente descoberto. Haverá ainda lugar para uma contextualização da sua obra em colaboração com outros autores, como Gillo Pontecorvo, Chris Marker ou William Klein.
 
A lista completa de obras a exibir nesta retrospetiva será revelada brevemente, assim como outras novidades relacionadas com a restante programação da Cinemateca prevista para o momento em que as medidas do confinamento atualmente em vigor deixem de abranger os espaços culturais, permitindo dessa forma a expectável reabertura das salas de cinema.