Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação
Data: 08/10/2025
Cinemateca homenageia Luís Lucas em duas sessões
Cinemateca homenageia Luís Lucas em duas sessões
Falecido no passado mês de agosto, Luís Lucas foi um dos atores que mais marcou os ecrãs e palcos em Portugal ao longo das últimas décadas, tendo colaborado com os principais realizadores e encenadores da sua geração e não só. Nos próximos dias 15 e 17 de outubro a Cinemateca dedica-lhe duas sessões de homenagem.
 
Se no teatro a sua colaboração com companhias como a Cornucópia ou os Artistas Unidos foi relevante, no cinema não foram menos importantes as suas interpretações, que encontramos em importantes títulos da filmografia de cineastas tão diversos como Manoel de Oliveira, José Álvaro Morais, Solveig Nordlund, Joaquim Leitão, Jorge Silva Melo, António-Pedro Vasconcelos ou João Botelho, entre muitos outros.
 
Espectador frequente das sessões da Cinemateca, nos próximos dias 15 e 17 é a vez de dedicarmos duas projeções a Luís Lucas. Na primeira, às 19h, exibimos DINA E DJANGO, uma das suas interpretações mais marcantes enquanto protagonista de uma história de amor fatal com o 25 de Abril em pano de fundo, e um excerto daquilo que são os materiais sobreviventes do primeiro filme coletivo dos alunos da primeira turma da Escola de Cinema do Conservatório Nacional, que será provavelmente a primeira aparição do ator no cinema, então com 21 anos.
 
Dois dias depois, pelas 19h30, é a vez de PASSAGEM OU A MEIO CAMINHO, um filme do início dos anos 1980 assinado por Jorge Silva Melo, um dos seus cúmplices no universo teatral desses anos.
 
Mais informações sobre o programa IN MEMORIAM LUÍS LUCAS aqui.