Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Património
Data: 19/12/2019
Cinemateca divulga património cinematográfico na RTP Memória
Cinemateca divulga património cinematográfico na RTP Memória
A Cinemateca estabeleceu um protocolo de parceria com a RTP, através do qual apresentará em duas rubricas televisivas, do canal RTP Memória, obras do património cinematográfico português.
 
As duas novas rubricas serão apresentadas ao longo de 2020, iniciando-se ambas já em janeiro, e destinam-se a apresentar parte do património cinematográfico português que, pelo seu formato, género e tipo, é menos divulgado e, por isso, menos conhecido publicamente.
 
Ao mesmo tempo, estas duas rubricas visam divulgar o trabalho de conservação e preservação que a Cinemateca tem vindo a desenvolver ao longo das últimas décadas que, para além da vertente de ficção nacional, mais conhecida do público em geral, tem procurado ser transversal, equilibrada e variada, não só na tipologia de filmes preservados, como na abrangência das diferentes épocas, géneros e autores.
 
Uma das rubricas incidirá sobre a “Cinemateca Digital”, plataforma de acesso em linha a filmes portugueses, alojada no sítio web da Cinemateca, através da produção de pequenos clips com imagens de obras ali disponibilizadas e com informação adicional e contextualizada sobre cada uma delas.
 
A segunda, denominada “Hora Cinemateca”, será uma rubrica programada pela Cinemateca, onde serão exibidos alguns filmes conservados no seu arquivo, maioritariamente (mas não exclusivamente) curtas-metragens documentais da primeira metade do século XX, que foram sendo preservadas ao longo dos últimos anos pela Cinemateca, incluindo atualidades do Estado Novo, filmes turísticos, agrícolas, industriais, entre outras áreas deste universo cinematográfico.