Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Comunicados da direção; programação; exibições
Data: 23/12/2014
Cinemateca com nova grelha de programação em 2015
Cinemateca com nova grelha de programação em 2015

Cinemateca com nova grelha de programação em 2015

Duas salas em diálogo, todas as histórias do cinema

 

Depois de brevíssimo intervalo após 30 de dezembro, as salas da Cinemateca reabrem a 5 de janeiro com nova grelha de programação.

 

Mantendo a aposta numa programação representativa de todas as épocas e correntes do cinema mundial, a nova grelha reforça a identidade de cada uma das duas salas de exibição, suscitando um diálogo diário não apenas entre filmes e autores mas também entre formas de apresentação e receção das obras.

Na sala M. Félix Ribeiro prosseguirão os grandes Ciclos de autor ou temáticos, assim como as ante-estreias e outras sessões especiais. Paralelamente, é inaugurada uma nova sessão semanal à meia-noite (sextas à meia-noite) e redesenha-se o programa das tardes de sábado, que passarão a ser ocupadas com uma sessão dupla (o double bill), em si mesma dedicada a rimas ou confrontos entre obras e contextos cinematográficos distintos.

 

Ao lado, a Sala Luís de Pina será agora o laboratório permanente de projeção e debate que algumas iniciativas anteriores já anunciavam.

 

Logo no início do mês regressam as Histórias do Cinema – a rubrica em que, ao longo de uma semana, um historiador ou investigador apresenta cinco sessões dedicadas a um grande autor (ou género, ou movimento), animando um diálogo cumulativo em torno do mesmo.

 

A esta rubrica acrescentar-se-á uma outra – o Realizador Convidado – através da qual se inaugura uma a
tividade regular de ciclos em presença, que tem também natureza de residência artística. Neste caso, o cineasta convidado apresenta a sua obra, assim como alguns outros filmes por ele propostos, animando debates com o público e com outros convidados. O programa é organizado de forma livre, com alinhamentos e horários escolhidos em cada caso, e as sessões podem englobar projeções, diálogos e outras experiências coletivas, seguindo o desafio do convidado.

 

Finalmente, nesta sala voltaremos ainda às sessões de “foco no arquivo” (trabalhando sobre as coleções depositadas na Cinemateca) e instigaremos cada vez mais as escolas, de cinema e não só, para exibições articuladas com os respetivos universos de formação.

 

Duas salas em diálogo: a nossa forma de continuar, renovando, a intensa atividade programadora desenvolvida pela Cinemateca nas últimas décadas.

ALGUNS FOCOS DA PROGRAMAÇÃO EM JANEIRO 2015:

 

SALA M. FÉLIX RIBEIRO: NO MEU CINEMA - JOÃO BÉNARD DA COSTA / D.W. GRIFFITH

 

SALA LUÍS DE PINA: HISTÓRIAS DO CINEMA: LAURA MULVEY-MAX OPHULS / REALIZADOR CONVIDADO: PEDRO COSTA

 

REABERTURA: 5 DE JANEIRO ÀS 18:00 COM LIEBELEI DE MAX OPHULS APRESENTADO POR LAURA MULVEY E ÀS 21:30 COM BADLANDS DE TERRENCE MALICK


A Direção da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, dezembro de 2014 

Cinemateca com nova grelha de programação em 2015
em cima e foto de entrada: Liebelei / "Namorico" (Max Ophuls, 1932)
no topo: Badlands / Os Noivos Sangrentos (Terrence Malick, 1973)