Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: ANIM; Arquivo
Data: 02/03/2016
Cinemateca Portuguesa descobre filme considerado perdido
Cinemateca Portuguesa descobre filme considerado perdido

 A Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema tem o prazer de anunciar a descoberta nos seus arquivos de um excerto do filme espanhol “Sor Angélica”, considerado perdido.
Realizado em 1934 por Francisco Gargallo, o filme estreou em Portugal no cinema Coliseu, em Lisboa, a 26 de Junho de 1942, numa distribuição de Exclusivos Triunfo, tendo merecido o título de “Soror Angelica”. O papel principal era interpretado por Lina Yegros, constando ainda do elenco Ramon de Sentmenat e Ida Delmas.

 

À época, tratou-se de uma produção importante, como se pode depreender do seguinte excerto do livro “Catolicismo y Comunicación en la Historia Contemporánea”, de José-Leonardo Ruiz Sánchez: “Durante a II República, os católicos espanhóis tomaram as primeiras iniciativas sérias no campo cinematográfico. Entre 1934 e 1936 foi posto em marcha o que se chamou um ‘ciclo clerical’, com a realização de sete filmes caracterizados por apresentar a religião e os seus ministros de um ponto de vista mais favorável. (…) Um desses filmes foi ‘Sor Angélica’, de Francisco Gallardo.”

 Apesar deste facto, a Filmoteca Española confirmou recentemente tratar-se de um filme perdido, o mesmo acontecendo aliás com os outros três filmes realizados por Francisco Gargallo: “La Ultima Cita” (1927), “Eran Tres Hermanas” (1940) e “El Sobre Lacrado” (1941). Conhecido sobretudo como argumentista, também trabalhou como decorador, e a história que escreveu para o seu filme “Sor Angélica” serviria de base para uma “remake” de 1954, realizada por Joaquín Luis Romero Marchent.

 

Um excerto de 34 minutos do filme, em suporte de Nitrato, sem indicação de título nem genérico de início ou de fim, fora depositado pelo Centro de Audiovisuais do Exército, encontrando-se na lista de materiais por identificar que as equipas de Identificação e Catalogação da Cinemateca Portuguesa trabalham em permanência para assegurar a sua mais precisa identificação.

 

Finalmente identificado o título e descoberta a sua relevância histórica, visto tratar-se das únicas imagens conhecidas em todo o mundo desta produção cinematográfica, decorre neste momento o trabalho de salvaguarda e preservação desta obra no Laboratório do Arquivo Nacional das Imagens em Movimento, o departamento de arquivo fílmico da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, em conjugação com a Filmoteca Española.

Cinemateca Portuguesa descobre filme considerado perdido