Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Internacional
Data: 12/12/2017
Cinemateca Francesa dedica integral a Paulo Rocha
Cinemateca Francesa dedica integral a Paulo Rocha
A Cinemateca Francesa vai organizar uma retrospetiva integral dedicada à obra de Paulo Rocha no início de 2018.
 
A retrospetiva Paulo Rocha, organizada em parceria com a Cinemateca Portuguesa, é inaugurada a 10 de janeiro com Os Verdes Anos (filme de estreia de Paulo Rocha) e termina a 1 de fevereiro numa sessão com várias curtas-metragens, em que se inclui A Pousada das chagas, ponto de inflexão decisivo na obra do autor.
 
Rocha é assim homenageado por uma das mais importantes cinematecas mundiais, que sobre ele escreve, na nota de apresentação do ciclo, que «foi um cineasta raro e secreto, autor de uma obra estilizada e contemplativa, cósmica e panteísta, documental e discretamente lírica».
Na apresentação da integral, a Cinemateca Francesa refere que esta retrospetiva «contribuirá enfim para a descoberta de uma filmografia bastante desconhecida em França e de um cineasta maior da modernidade».
 
O diretor da Cinemateca Portuguesa, José Manuel Costa, estará presente na sessão inaugural do ciclo para apresentação da obra daquele que é hoje considerado um dos maiores realizadores portugueses de sempre.
 
Consulte aqui o programa completo da retrospetiva.