Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação; Sala 6x2
Data: 03/07/2012
Cinemagazines na 6x2
Cinemagazines na 6x2

Em julho, mês de programação marcadamente português no qual decorre a retrospetiva "O Cinema de António de Macedo", a sala 6x2 volta a quatro emissões do "Cinemagazine" de 1989/90, os números 1, 2, 9 e 78, a exibir na íntegra, retratando a realidade da produção e distribuição cinematográficas do Portugal da época e a sua cobertura televisiva na RTP.

 

As quatro emissões mostram imagens de rodagem de filmes portugueses, entre os quais "A Maldição de Marialva", entrevistas a realizadores portugueses sobre filmes já finalizados ou em preparação, entre eles António de Macedo, passando em revista a actualidade das estreias nacionais e das estreias internacionais de produções portuguesas, edições no mercado videográfico e editorial.

Os "Cinemagazines" em questão incluem ainda reportagens da actualidade destacando, por exemplo, o 45º Congresso da FIAF organizado em Lisboa em abril de 1989 pela Cinemateca (um dos temas do número 1), ou um trabalho sobre o espaço dado ao cinema na imprensa escrita, designadamente no Diário de Lisboa, no Diário Popular e na Capital e uma peça sobre o financiamento de filmes portugueses (tema do número 78).

 

Exclusivamente dedicado ao cinema, o "Cinemagazine" foi um programa de televisão marcante no panorama português, integrando a grelha da RTP entre 1989 e 1995, e acompanhando a actividade da produção e exibição cinematográfica em Portugal durante esse período. O programa começou a ser emitido com autoria creditada a Pedro Borges e Fernando Matos Silva, texto de Pedro Borges, realização de Fernando Matos Silva e produção executiva da Fábrica de Imagens para a RTP.

Cinemagazines na 6x2
imagens do Cinemagazine nº 1 (Fernando Matos Silva, 1989): em cima, fragmento do cartaz do Congresso da FIAF 1989; no topo, António de Macedo durante a rodagem de A Maldição de Marialva.