Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação; Exibições
Data: 15/06/2016
Cinema na Esplanada da Cinemateca volta em julho
Cinema na Esplanada da Cinemateca volta em julho

As projeções 35 mm ao ar ar livre na Esplanada 39 Degraus, na Cinemateca, voltam em julho, todas as sextas-feiras e sábados, a partir das 22h30. David Bowie, destaque da programação de julho, marca cinco delas, sempre à sexta-feira. As restantes são ("4X")Wilder e uma sessão de antecipação do DocLisboa'16.

 

"Absolutamente Bowie" é o título da retrospetiva que atravessa todo o mês de julho na Cinemateca, no interior escuro da sala M. Félix Ribeiro, mas também ao ar livre da Esplanada 39 Degraus, onde vão ser apresentados "Absolute Beginners" (Julien Temple, 1986), título culto de Bowie no cinema; "Twin Peaks: Fire Walk with Me" (David Lynch, 1992), onde Bowie tem o pequeno papel de um excêntrico agente do FBI; "Cat People" (Paul Schrader, 1982), o filme da canção "Putting Out Fire"; "The Life Aquatic with Steve Zissou" (Wes Anderson, 2004), onde Seu Jorge canta Bowie em português; "Velvet Golmine" (Todd Haynes, 1998), que uma legenda inicial convida a ouvir  com o volume no máximo, como na capa do álbum de David Bowie "Ziggy Stardust and the Spiders from Mars".

 

De Billy Wilder, aos sábados, o "Cinema na Esplanada" propõe os clássicos "Some Like It Hot", "Irma la Douce", "Witness for the Prosecution" e "The Apartment".

 

A 23 de julho, na sessão de antecipação do DocLisboa'16, vão ser apresentados filmes de Santiago Alvarez e Peter Watkins, anunciando as retrospetivas a organizar conjuntamente pelo DocLisboa e a Cinemateca na edição de outubro do festival.

 

Prevê-se que em setembro o "Cinema na Esplanada" continue na Esplanada da Cinemateca.

 

O programa de julho é divulgado em breve, contando com a presença em Lisboa de Edgardo Cozarinsky para nova edição da rubrica "Realizador Convidado"; com um programa de cinema argentino por ele programado para o Festival de Bolonha Il Cinema Ritrovato; e com a evocação, em dez programas, de Jacques Rivette: "Dez Vistas de Jacques Rivette". Além do Ciclo dedicado a David Bowie, que conta com muitos outros filmes que registam a sua filmografia de ator, que vivem da sua presença ou foram indelevelmente marcados por canções suas.

Cinema na Esplanada da Cinemateca volta em julho