Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação
Data: 04/11/2011
Cinema e Musicalidade
Cinema e Musicalidade

Prosseguindo uma consolidada parceria, a Cinemateca volta a organizar o programa de cinema do Festival Temps d’Images, O Cinema à Volta de Cinco Artes, Cinco Artes à Volta do Cinema, iniciativa concebida por Pierre-Marie Goulet e Teresa Garcia com a colaboração de Ricardo Matos Cabo, em 2011, na sua sexta edição, centrado na relação entre cinema e musicalidade em catorze sessões que decorrem entre 14 e 22 de Novembro, trazendo a Lisboa Bernard Eisenschitz, Cyril Neyrat, Pierre Léon e Renaud Legrand, alguns dos cúmplices deste projecto.

Questionar o cinema e a sua relação com outras artes, o propósito inicial do programa mantém-se, assim como a ideia do diálogo entre os filmes escolhidos e o encontro, no decorrer das projecções, com personalidades que ao longo dos últimos anos têm constituído um núcleo próximo da iniciativa. Ao longo das sessões, para além dos nomes referidos e da presença de Pierre-Marie Goulet e Teresa Garcia, o programa contará ainda com os contributos de José Nascimento, Diogo Dória, Alberto Seixas Santos, João Pedro Rodrigues e Rui Guerra da Mata.

Abrindo com um título clássico do cinema musical americano, “It’s Always Fair Weather” / “Dançando nas Nuvens” de Stanley Donen e Gene Kelly, a 14 de Novembro, às 21h30, o programa prima pela diversidade de propostas incluindo títulos mudos, de animação, documentais e ensaísticos, num total de vinte e cinco. Para além de Donen e Kelly, as obras programadas têm a assinatura de Norman McLaren, Len Lye, Jean Rouch, Carl Th. Dreyer, Jean Epstein, Marguerite Duras, Jean-Luc Godard, Jean-Marie Straub e Danièle Huillet, Humphrey Jennings, Peter Nestler, Jean Grémillon, Viking Eggeling, Dmitri Kirsanoff, Boris Barnet, Paulo Rocha, Kenneth Anger, Max Ophuls, Satyajit Ray, Fernando Lopes, Jacques Tourneur e João Pedro Rodrigues.

Cinema e Musicalidade
Imagem da entrada: Free Radicals, de Len Lye.
Imagem grande: Eaux d'artifice, de Kenneth Anger.
Em cima: It's Always Fair Weather, de Stanley Donen e Gene Kelly.