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Assunto: Programação; Exibições
Data: 06/05/2015
Cindy Sherman, Sophie Calle, Nan Goldin e Larry Clark às 6ªs à meia-noite
Cindy Sherman, Sophie Calle, Nan Goldin e Larry Clark às 6ªs à meia-noite

Filmes raros da autoria de artistas e fotógrafos tão reconhecidos como Cindy Sherman, Sophie Calle, Nan Goldin e Larry Clark ocupam as meias-noites das sextas-feiras de maio da Cinemateca. "Office Kille" (Cindy Sherman), "No Sex Last Night" (Sophie Calle, Greg Shephard), "I'll Be Your Mirror" (Nan Goldin, Edmund Coulthard) e "Kids" (Larry Clark) são trabalhos de fronteira, realizados nos anos noventa, que, em três dos casos, se revelam como incursões únicas no cinema.

 

A década de noventa foi prolífica numa aproximação ao cinema por parte de muitos artistas plásticos, seja numa vertente mais comercial (Robert Longo, David Salle ou Julian Schnabel), seja através de um cinema mais pessoal na confluência com a arte-vídeo. Vários de entre estes criadores trabalhavam há muito com fotografia, como acontece com os autores dos quatro filmes programados este mês na Cinemateca, frequentemente designados como “fotógrafos-artistas” ou “artistas-fotógrafos”, por contraposição aos “fotógrafos mais tradicionais".

"Office Killer",  hoje um objeto de culto, e "Kids", obra de estreia de Larry Clark, são duas fulgurantes longas-metragens de ficção que estabelecem uma relação óbvia com o trabalho anterior dos seus criadores. Num domínio mais autobiográfico, "No Sex Last Night" prolonga, através de um outro meio, as habituais temáticas e obsessões da artista francesa Sophie Calle e "I'll Be Your Mirror" ancora-se no polémico trabalho e na vida de Nan Goldin para os contextualizar.

Cindy Sherman, Sophie Calle, Nan Goldin e Larry Clark às 6ªs à meia-noite
em cima e foto de entrada: I'll Be Your Mirror (Nan Goldin, Edmund Coulthard, 1996)
no topo: Office Killer (Cindy Sherman, 1997)