Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Exibição
Data: 26/04/2024
Casa cheia em Sófia para ver cinema português
Casa cheia em Sófia para ver cinema português
Realizou-se de 22 a 25 deste mês, em Sófia, na Bulgária, o evento a que se chamou Dias do Cinema Português, com cópias recentemente digitalizadas, organizado pelo Arquivo Nacional da Bulgária e pela Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema, com o apoio da Embaixada de Portugal na Bulgária e do Instituto Camões.
 
A sessão de abertura decorreu com casa cheia no Cinema Odeon, no centro da cidade, e contou com a presença da Embaixadora de Portugal na Bulgária, Ana Maria Ribeiro da Silva, e da diretora da delegação em Sófia do Instituto Camões, Sofia Saraiva. Antes da sessão, foi inaugurada uma exposição de desenhos de João Abel Manta alusivos ao 25 de Abril. Na sessão de abertura foi projetado o filme "Fado, História d'uma Cantadeira" (Perdigão Queiroga, 1947).
 
Sempre na mesma sala, foram projetados nos dias seguintes "Francisca" (Manoel de Oliveira, 1981), "O Leão da Estrela" (Arthur Duarte, 1947), "A Ilha dos Amores" (Paulo Rocha, 1982) e "Trás-os-Montes" (António Reis e Margarida Martins Cordeiro, 1976), terminando o evento com a exibição, no próprio dia 25 de abril, de "As Armas e o Povo", filme coletivo com imagens dos dias seguintes à Revolução de Abril, culminando com o primeiro 1º de Maio em liberdade.
 
Até ao final do ano, a Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema exibirá um programa de filmes búlgaros em colaboração com o Arquivo Nacional da Bulgária.