Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação; Exibições
Data: 17/01/2015
Bresson e Antonioni em destaque em Fevereiro
Bresson e Antonioni em destaque em Fevereiro

A obra de Robert Bresson é apresentada em nova retrospetiva integral em fevereiro, numa iniciativa organizada em colaboração com a Filmoteca Española. É um dos grandes destaques do mês, em que prossegue o Ciclo “No Meu Cinema – João Bénard da Costa”, se dá a ver o programa “Bolonha on Tour”, vindo da Cineteca di Bologna, se retomam alguns dos títulos de Pedro Costa apresentados em janeiro.

 

A aposta na sessão das sextas-feiras à meia-noite prossegue sob o mote “Os Anos 60”, apresentado “Barbarella”, de Roger Vadim; “Performance” , de Nicholas Roeg e Donald Cammel; “Baisers Volés”, de François Truffaut e “If…”, de Lindsay Anderson (1967/88). Nos “Double Bill” dos sábados à tarde, as propostas são juntar “Kiss Me, Stupid” de Wilder e “Notre Musique” de Godard”; “Three Godfathes” de Ford e “Nós Controlamos a Noite” de James Gray; “Il Grido” de Antonioni e “Kapurush / O Cobarde” de Satyajit Ray; “O Retrato da Senhora Yuki” de Mizoguchi e O Homem sem Passado de Kaurismaki. De D.W. Griffith, duas obras-primas absolutas dos anos vinte, “Way Down East” e “Orphans of the Storm”, a apresentar com acompanhamento ao piano nas quintas-feiras de 5 e 26 de fevereiro.

Na programação da sala Luís de Pina, a edição do mês das “Histórias do Cinema” tem lugar entre 9 e 13, com Adriano Aprà a apresentar cinco filmes de Michelangelo Antonioni, “Il Grido”, “La Notte”, “L’Eclisse”, “Professione Reporter” e “Par-delà les Nuages”.

 

Os “15 Anos de Laboratório de Restauro” da Cinemateca são tema de um programa que decorre ao longo do mês, também na sala Luís de Pina,  incluindo colóquios, de evocação dos 15 anos de trabalho do laboratório e sobre as questões relacionadas com o restauro digital, e uma conferência por Luciano Berriatúa centrada no restauro cinematográfico.

Bresson e Antonioni em destaque em Fevereiro
em cima: L'Eclisse (Michelangelo Antonioni, 1962)
no topo e foto de entrada: Au Hasard Balthazar... (Robert Bresson, 1966)