Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação
Data: 05/09/2022
Boris Lehman regressa à Cinemateca
Boris Lehman regressa à Cinemateca
O realizador belga Boris Lehman estará na Cinemateca nos próximos dias 8 e 9 de setembro para apresentar três dos seus filmes, inéditos nas salas da Cinemateca: SYMPHONIE (Boris Lehman e Roman Schneid, 1979) e L’ART DE S’ÉGARER OU L’IMAGE DU BONHEUR (David Legrand, Boris Lehman, 2014), no dia 8, e FUNÉRAILLES (DE L’ART DE MOURIR) (Boris Lehman, 2016), dia 9, sempre às 19h.
 
Autor de uma longa obra assumidamente marginal face ao circuito comercial, mas não desconhecida em Portugal, o trabalho de Lehman assenta num registo entre o diário pessoal e o auto-retrato, o "ensaio" filmado e a autobiografia, que resulta num singular exercício que remete para os filmes de autores como Agnès Varda ou Jonas Mekas.
 
As duas sessões marcam o regresso de Boris Lehman à Cinemateca, onde esteve em 1996, durante um programa que lhe foi dedicado no âmbito do Ciclo Cineastas para o Século XXI, e em 2001 a pretexto do Ciclo Novíssimo Cinema Belga.
 
Esta presença do cineasta belga resulta de uma colaboração com o seminário Doc’s Kingdom – que está a decorrer em Arcos de Valdevez até ao dia 6 de setembro, este ano com Boris Lehman como um dos convidados especiais.