Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação
Data: 07/12/2023
Boris Lehman na Cinemateca
Boris Lehman na Cinemateca
Depois de uma breve visita à Cinemateca em setembro do ano passado (a que se somam outras duas, em 1996 e 2001), Boris Lehman (1944) regressa às nossas salas, entre os dias 12 e 22 de dezembro, para uma retrospetiva mais aprofundada do seu trabalho, em que será projetada mais de uma dezena de filmes que realizou desde a década de 70 até à presente década.

O ciclo arranca no dia 12 de dezembro pelas 19h com ALBUM 1, numa sessão única acompanhada ao vivo por uma performance de Boris Lehman, que replicará a primeira projeção desta obra em 1974, agora com acompanhamento musical ao vivo dos Sambalacao.

As filmagens (e não filmes, como faz questão de referir) que o realizador belga tem vindo a construir desde os catorze anos, destacam-se hoje pela sua singularidade e experimentação no panorama do cinema contemporâneo. Aliado a uma dimensão autobiográfica e fortemente performática, num gesto que vai para além do cinema (faz questão de acompanhar todas as exibições dos seus filmes e, na Cinemateca, não será exceção), Lehman define-se, ainda hoje, como um cineasta amador, que filma para não esquecer.
 
Com uma produção que vai desde obras gigânticas (de que é exemplo MES ENTRETIENS FILMÉS, a rondar as 7h, e que a Cinemateca exibirá numa sessão única a 16 de dezembro), a curtas-metragens, o cineasta enquadra-se na mesma geração de nomes como Jonas Mekas ou Agnés Varda, assumindo a sua afinidade com o primeiro, na aceção de que “não faz senão home movies”.

Programa completo da retrospetiva Boris Lehman – Realizador Convidado, disponível aqui.