Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação
Data: 29/11/2023
As “Horas e Horas” de Televisão dos Grandes Mestres de Hollywood
As “Horas e Horas” de Televisão dos Grandes Mestres de Hollywood
A partir de meados da década de 50, a oferta televisiva norte-americana fez frente ao grande ecrã que começava, então, a perder espectadores. As aventuras fílmicas de grandes nomes de Hollywood neste novo meio são o foco do ciclo Hours and Hours – Os Filmes para Televisão dos Grandes Mestres de Hollywood, em mais de 30 sessões a apresentar ao longo do mês de dezembro.

Percorrendo alguns trabalhos em televisão de nomes como Nicholas Ray, Orson Welles ou Ida Lupino (ao todo, o ciclo contará com as obras de quinze prestigiadíssimos realizadores que fizeram o seu nome em Hollywood) serão exibidos episódios de séries televisivas como o Screen Director’s Playhouse, Alfred Hitchcock Presents ou The Barbara Stanwyck Show, sendo todos estreias absolutas na Cinemateca, à exceção dos episódios realizados por Alfred Hitchcock, John Ford e Frank Borzage.
 
Neste programa, concebido em colaboração com o crítico e programador convidado Andy Rector, os filmes para o pequeno ecrã exibem-se em relação com, pelo menos, uma longa-metragem, destes realizadores, para cinema, procurando possíveis afinidades entre as suas obras.

O ciclo arranca no dia 2 de dezembro pelas 17h30 com Frank Borzage, e o seu filme para grande ecrã THREE COMRADES, e é seguida, às 21h30, por dois filmes que realizou para televisão, THE DAY I MET CARUSO e TICKET FOR THADDEUS. Destaque, também, para a sessão de EAST SIDE, WEST SIDE de Allan Dwan, no dia 4 de dezembro às 19h, com acompanhamento ao piano por Filipe Raposo.

Programa completo do ciclo Hours and Hours – Os Filmes para Televisão dos Grandes Mestres de Hollywood disponível aqui.