Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação
Data: 19/11/2018
As Escolhas de Christiane Jatahy na Cinemateca
As Escolhas de Christiane Jatahy na Cinemateca
A Cinemateca recebe nos próximos dias 22 e 23 de novembro uma carta branca proposta à encenadora e realizadora brasileira Christiane Jatahy, em contexto da Programação Artista na Cidade 2018. Serão duas jornadas intensas compostas por filmes projetados em sessões contínuas, que arrancam às três da tarde e decorrem até pouco depois da meia-noite. Ao longo de duas tardes e de duas noites sucedem-se oito filmes escolhidos por Jatahy, interrompidos por vários momentos de conversa com a artista, que acompanhará e contextualizará todo o Programa.
 
A encerrar as projeções, A FALTA QUE NOS MOVE (2008-2011), a longa-metragem de Jatahy que resultou de filmagens do espetáculo teatral homónimo, levado à cena alguns anos antes, e que conduziria a uma transformação importante numa obra cada vez mais consciente do potencial do recurso à linguagem cinematográfica e da importância da confluência entre teatro e cinema.
Após a exibição de A FALTA QUE NOS MOVE haverá um encontro informal com a artista que decorrerá durante um cocktail no espaço do Restaurante-Bar 39 Degraus ao fim da noite. Pelo meio todo um conjunto de filmes em que se abordam relações em momentos extremos, se experimentam formas narrativas ou se trabalha de modo invulgar com os atores. O Programa Artista na Cidade 2018 prossegue no dia 24 no Teatro São Luiz, que abre as portas das cinco e meia da tarde às seis e meia da manhã para acolher A FALTA QUE NOS MOVE em versão vídeo-instalação, composta pelas treze horas contínuas de brutos das filmagens, projetados em três ecrãs.
 
Consulte aqui o programa completo.
 
Informação sobre venda de bilhetes
Organizado em duas jornadas contínuas, o Programa estrutura-se em quatro partes, correspondendo cada uma delas a uma sessão com bilhete único.