Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Exibição
Data: 17/03/2025
Antevisão do restauro do ACTO DOS FEITOS DA GUINÉ apresentado no Cinéma du Réel
Antevisão do restauro do ACTO DOS FEITOS DA GUINÉ apresentado no Cinéma du Réel
O projeto de restauro do filme ACTO DOS FEITOS DA GUINÉ (Fernando Matos Silva, 1980) vai ser apresentado na próxima edição do festival Cinéma du Réel, um dos principais festivais de cinema europeus dedicados ao cinema documental, que este ano decorrerá entre os dias 22 e 29 de março em Paris.
 
A apresentação do projeto de restauro do filme de Fernando Matos Silva, atualmente em curso no Arquivo Nacional das Imagens em Movimento (ANIM), o departamento do arquivo da Cinemateca, acontece na secção Rendez-Vous du Documentaire de Patrimoine do festival, dedicada à promoção e divulgação de projetos de restauro e onde no ano passado foi apresentado o projeto de restauro do filme SCENES FROM THE CLASS STRUGGLE (Robert Kramer, Philip Spinelli, 1976), também feito pelo ANIM. Reunindo programadores, distribuidores e outros profissionais do cinema de todo o mundo, esta secção do festival foi criada em 2020 com o intuito de promover a discussão e o debate de ideias com o público em torno de restauros recentes no campo do documentário, permitindo assim dar uma maior visibilidade a títulos pouco conhecidos.
 
É o caso de ACTO DOS FEITOS DA GUINÉ, título da filmografia de Fernando Matos Silva que assume a forma de filme ensaio para interrogar o processo de colonização portuguesa da Guiné-Bissau e desmistificar as narrativas do passado colonial de Portugal. A cópia a apresentar no festival francês resulta de uma digitalização 4K do negativo de câmara 16mm original, tendo o restauro de imagem e a gradação de cor sido feitos pelo laboratório Cineric Portugal e o restauro de som pela Billyboom Studios.
 
A apresentação do projeto de restauro de ACTO DOS FEITOS DA GUINÉ, título que faz parte do catálogo de distribuição da Cinemateca, terá lugar no dia 28 por Joana Sousa, responsável de Distribuição e Difusão Cultural da Cinemateca. Mais informações aqui.