Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação: Exibições
Data: 19/04/2015
Antevisão da programação de maio
Antevisão da programação de maio

Em maio, a programação da Cinemateca propõe voltar ao cinema dos anos 1930 com um Ciclo intitulado "Anos 30, O Cinema Antes da Regra" que reúne um conjunto de títulos que revelam a profunda liberdade que o marcou; evocar o final da Segunda Guerra Mundial num "Último Ato" que junta filmes soviéticos, alemães e americanos, em que se destaca a apresentação do muito raro, e à época muito polémico, filme de Pabst "Der Letzte Akt / "O Último Acto" (1955); assinalar o centenário do nascimento de Orson Welles com a apresentação de oito dos seus filmes. Nas "Histórias do Cinema", programadas para a semana de 11 a 15, Pierre Léon mostra e analisa a obra de Boris Barnet no habitual modelo das sessões conferência. O Realizador Convidado do mês é Mark Rappaport, de que se apresenta a integralidade da obra em diálogo com um programa concebido pelo realizador a decorrer entre os dias 19 e 29.

 

Pierre Léon apresentará os seus filmes "L'Idiot", "Par Exemple, Electre", coassinado com Jeanne Balibar, e "Phantom Power", a 12, 14 e 15 de maio. Assinala-se ainda a realização,a  28, de uma sessão de antecipação da retrospetiva da obra de Zelimir Zilnik em foco na próxima edição do DocLisboa, numa iniciativa em colaboração com a Cinemateca. A apresentação de "Visita ou Memórias e Confissões" de Manoel de Oliveira está prevista no início do mês.

Nas sessões duplas das matinés de sábado, os "Double Bill" juntam "Design for Living" de Lubtisch e "Les Deux Anglaises et le Continent" de Truffaut; "Belle de Jour" de Buñuel e "Belle Toujours" de Oliveira; "Ruggles of Red Gap" de McCarey e "Nothing Sacred" de Wellman; "Anima Persa" de Risi e "Santa Sangre" de Jodorowsky. As sessões à meia-noite das sextas-feiras são de "Filmes de 'Fotógrafos-Artistas", com "Office Killer" de Cindy Sherman; "No Sex Last Night" e Sophie Calle e Greg Shephard; "I'll Be Your Mirror" de Nan Goldin e Edmund Coulthard; "Kids" de Larry Clark.

Antevisão da programação de maio
em cima: The Silver Screen: Color Me Lavender (Mark Rappaport, 2002)
no topo: Die Dreigroschenoper / "A Ópera dos Três Vinténs"(G.W. Pabst, 1932)
foto de entrada: Orson Welles