Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação; Exibições
Data: 24/11/2014
Antecipação do programa de dezembro
Antecipação do programa de dezembro

Na programação da Cinemateca, o último mês de 2014, que começa com “The Fountainhead” de King Vidor e termina com “Dalla Nube alla Resistenza” de Straub e Huillet, continua a ser barroco, romântico e alemão com a segunda parte da retrospetiva dedicada à obra de Werner Schroeter, iniciada em novembro numa iniciativa organizada em colaboração estreita com o Goethe Institut e a Cinemateca de Munique.

 

Até 13 de dezembro, para além de segundas passagens de títulos da primeira fase da obra de Werner Schroeter já apresentados em novembro, são projetados os filmes que realizou entre meados dos anos oitenta (“Das Liebeskonzil / O Concílio do Amor”,)“Der Rosenkönig / O Rei das Rosas”, “De l’Argentine”, Auf der Suche Nach der Sonne / Em Busca do Sol”), os anos noventa (“Malina”, “Poussières d’Amour”) e os dois mil (“Die König – Marianne Hoppe / A Rainha – Marianne Hoppe”, “Deux”, “Nuit de Chien”).

 

Entre as várias outras propostas, destacam-se três relevantes sessões “Cinefiesta”, entre 4 e 6 de dezembro, com “Les Deux Mémoirs / Dos Memorias”, de Jorge Semprún (1974), “Chimes at Midnight” de Orson Welles (1966), um programa do pioneiro espanhol Segundo de Chómon (1902-1912) acompanhado ao piano por Jordi Sabatés; ou a apresentação de dois títulos alemães emblemáticos da filmografia muda do “doppelgänger”, “Der Andere / O Outro”, de Max Mack (1913) e “Der Student von Prag / O Estudante de Praga, de Henrik Galeen (1926), programados para 13.

Em português, atenção, a 18, para “Um Dia Amália”, com a apresentação dos históricos dos anos quarenta “Fado – História d’Uma Cantadeira”, de Perdigão Queiroga e “Vendaval Maravilhoso”, de Leitão de Barros, e de “As Ilhas Encantadas”, realizado em 1965 por Carlos Villardebó. “Aniki-Bobó”, de Manoel de Oliveira é apresentado a 11, “As Bodas de Deus”, de João César Monteiro a 22, “Agosto”, de Jorge Silva Melo a 29. “Autografia”, de Miguel Gonçalves Mendes, é outras das proposta de dia 11. Nas “ante-estreias”, “O Indispensável Treino da Vagueza”, de Filipa Reis e João Miller Guerra, é exibido a 12, e “Raquel Silvestre, a Pastora”, de Marina Palácio, a 19, numa sessão que inclui um conjunto de curtas-metragens de animação produzidas por Luís da Matta Almeida.

 

Dos diversos filmes a apresentar pela primeira vez na Cinemateca, em que se incluem os já citados “Der Andere” ou “Les Deux Mémoirs” há ainda a destacar “Repo Man / O Clandestino” de Alex Cox, ou os mais recentes “Murder by Numbers / Crime Calculado” de Barbet Schroeder, “Meeks Cutoff / O Atalho” de Kelly Reichardt, “The Ghost Writer / O Escritor Fantasma” de Roman Polanski.

Antecipação do programa de dezembro
no topo e foto de entrada: Der Rosenkönig / O Rei das Rosas (Werner Schroeter, 1986)
em cima: Der Andere / "O Outro" (Max Mack, 1913)