Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação; Exibições
Data: 04/09/2013
Alteração ao programa - 6 e 7 de setembro, cinema holandês e flamengo
Alteração ao programa - 6 e 7 de setembro, cinema holandês e flamengo

Motivos relacionados com a incerteza que, até ao final de agosto, pesou sobre as atividades da Cinemateca em setembro, obrigam à alteração do programa inicialmente previsto das três sessões do Ciclo "A Voz da Água", a decorrer nos dias 6 e 7 de setembro, em colaboração com o Cinema Bioscoop - Festival de Cinema Holandês e Flamengo.

 

As três sessões previstas terão o alinhamento que a seguir se detalha.
 

 

 

DE MAN DIE JIJN HAAR KORT LIET KNIPEN
O Homem da Cabeça Rapada
de André Delvaux
com Senne Rouffaer, Beata Tyszkiewicz, Hector Camerlynck
Bélgica, 1965 – 94 min / legendado em português
Primeira longa-metragem de André Delvaux, referência obrigatória do cinema belga. Com reminiscências de Dreyer e de Murnau, O HOMEM DA CABEÇA RAPADA é um filme em que os registos do realismo e do fantástico se cruzam, a mise en scène é depurada e o argumento segue uma história de amor louco.
Sala Dr. Félix Ribeiro
Sex. [6] 19:00

 

BIJ DE BEESTEN AF
A Floresta Maravilhosa
de Bert Haanstra
Holanda, 1972 – 101 min / versão inglesa, legendada em português
BIJ DE BEESTEN AF também é conhecido pelo seu título internacional, APE AND SUPER-APE, e centra-se num estudo comparativo entre comportamentos humanos e animais, preparado ao longo de três anos por Haanstra e a sua equipa em viagem pelo mundo. Tem argumento de Haanstra e Anton Koolhaas. Nomeado para melhor longa-metragem documental da Academia de Hollywood, este filme de Haanstra teve estreia comercial em Portugal em 1974. Primeira exibição na Cinemateca.
Sala Dr. Félix Ribeiro
Sex. [6] 21:30

 

EN DE ZEE WAS NIET MEER
E o Mar Já Não Era
de Bert Haanstra
Holanda, 1955 – 24 min / dobrado em português
DELTA PHASE 1
Delta, 1ª Fase
de Bert Haanstra
Holanda, 1962 – 20 min / dobrado em português
THE RIVAL WORLD / STRIJD ZONDER EINDE
A Grande Ameaça
de Bert Haanstra
Reino Unido, Holanda, 1955 – 26 min / dobrado em português
duração total da sessão: 92 min
Bert Haanstra (1916-1997) é um dos mais importantes cineastas holandeses. E O MAR JÁ NÃO ERA é um dos mais célebres documentários de Haanstra, que evoca em tom elegíaco a luta de um povo com o mar e cujo forte carácter nostálgico aponta para as contradições do progresso. Um filme encomendado pelo Ministério de Educação, Arte e Ciência da Holanda que conquistou vários prémios. DELTA PHASE 1 documenta a construção do primeiro dique para regularização do delta do Reno, uma das grandes obras da engenharia que permitiu a conquista de terreno ao mar. O filme, que revela uma aposta na divulgação da cultura e da ciência holandesas, foi distribuído em Portugal pela SPAC – Sociedade Portuguesa de Atualidades Cinematográficas. A GRANDE AMEAÇA (primeira exibição na Cinemateca) é uma incursão pelo mundo dos insectos, olhado como um reino poderoso e assustador.
Sala Dr. Félix Ribeiro
Sáb. [7] 21:30
 

 

Alteração ao programa - 6 e 7 de setembro, cinema holandês e flamengo
fotos do topo e entrada: Bert Haanstra